BLOG

Vantagens da boa postura

 

Postura sentada correta

  • Evita o encurvamento

Quando você senta ou fica de pé, é importante manter os ombros relaxados, para trás, e abaixados, com a barriga para dentro. Assim, evita o encurvamento das costas que, com o tempo, pode evoluir para um arredondamento acentuado das costas, com a cabeça sendo projetada para frente .

Nossa cabeça pesa aproximadamente 5 kg e deve ficar centralizada no meio dos ombros. Quando a cabeça está inclinada para frente, para cada 2.5 cm de projeção, as forças de compressão no pescoço aumentam cerca de 5 kg. Com esta translação da cabeça para frente a cabeça passa a pesar 10 kg; se estiver projetado 5 cm para frente, pesa 15 kg e assim em diante. Verifique. Mantenha um objeto de peso perto do seu corpo e depois à frente, afastado do corpo. Quanto maior a distância entre o objeto e seu corpo, maior o peso.

  • Sobrecarrega menos os músculos da coluna

Quando o tronco fica inclinado, os músculos e as estruturas associadas têm de fazer muito esforço para manter a cabeça erguida. Este esforço o dia inteiro, enquanto a pessoa estiver sentado ou em pé, sobrecarrega os músculos, gerando cansaço e tensão. Estando o condicionamento físico dos músculos deficiente, podem ocorrer lesões como estiramentos ou entorses. Resultado: DOR no pescoço, ombros, e braços; dores de cabeça; perda de qualidade de vida.

  • Melhora a respiração, digestão e circulação

Sentar numa posição correta garante uma distribuição mais equilibrada do peso ao longo da coluna. A postura alinhada deixa a respiração mais fácil e mais eficiente porque permite o funcionamento correto do diafragma e do tórax, que não ficam comprimidos. Com a parte baixa do abdômen descomprimida, a digestão melhora e a circulação também.

*Faça o teste simples clicando aqui.  Se não conseguir encostar sua cabeça na parede, ou se você tiver de incliná-lo muito para fazer isso, é possível que sua coluna já esteja apresentando um desvio postural.

Viva sem dor…atenção à postura!

Revisado em 18/09/2013

http://www.mundosemdor.com.br.br/116/

Viva sem dor – dê atenção à postura! Até breve!

JÁ VIU?