BLOG

dr_charles_oliveira_evento_ufmg_bh_medicina_intervencionista_da_dor_2016_1

UFMG SEDIA EVENTO DE MEDICINA INTERVENCIONISTA DE DOR

De  26 a 29 de outubro, foi promovido um curso de procedimentos intervencionistas para o controle da dor na Universidade Federal de Minas Gerais, com o apoio da SOBRAMID (Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor), SBA (Sociedade Brasileira de Anestesiologia) e SBED (Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor). Este foi o primeiro evento que contou com o apoio dessas três sociedades, mérito este que atribuo ao Dr. Gustavo Lajes, médico chefe da Clínica de Dor do Hospital das Clínicas da UFMG.

No programa, além de aulas teóricas todos os dias, tivemos procedimentos demonstrativos para tratamento de dor guiados por raio-X e demonstração em modelos do uso da ultrassonografia no manejo da dor.
A aproximação dessas diferentes sociedades engrandece esses evento, aumenta o número de palestrantes convidados e agrega mais informações. A SBA foi representado pelos Drs. Breno Santiago (Florianópolis) e Gustavo Lajes (BH), a SBED pelo Dr. Fernando Prado (Recife) e a SOBRAMID  por mim e Dra. Karen Braghiroli (Campinas). Outros palestrantes locais abrilhantaram o evento e para lembrar de alguns reporto: Drs. Alexandre Mio (UFMG), Sérgio (Hospital Sarah), João Lopo (Hospital Madre Tereza), Alexandre (Ipatinga) e os neurocirurgiões Marcelo Penholate e Gilberto Fonseca.
dr_charles_oliveira_evento_ufmg_bh_medicina_intervencionista_da_dor_2016_1

Pura satisfação dos doutores. Turma no Curso Teórico-Prático de Intervenção em Dor, evento na UFMG, com apoio da SBA, SOBRAMID e SBED. UFMG/out-2016.

dr_charles_oliveira_evento_ufmg_bh_medicina_intervencionista_da_dor_2016_4

Mostrando o procedimento, Dr. Charles Oliveira, presidente SOBRAMID. UFMG/out-2016

dr_charles_oliveira_evento_ufmg_bh_medicina_intervencionista_da_dor_2016_5

Drs. Sérgio Mello e Charles Oliveira

dr_charles_oliveira_evento_ufmg_bh_medicina_intervencionista_da_dor_2016_6

E/D Drs. Ariel Quintão, Charles Oliveira, Francisco Bravim.

dr_charles_oliveira_evento_ufmg_bh_medicina_intervencionista_da_dor_2016_3

E/D Drs. Gustavo Lajes (presidente do evento), Charles Oliveira, Karen Braghiroli e Breno Santiago. UFMG/out-2016.

Como presidente atual da SOBRAMID, apoiarei todos os eventos que considerarmos importantes. Prometi aos meus novos amigos de Diamantina-MG, Guilherme e Paulo, a apoiá-los em ação local e ajudar a levar esses eventos para o interior. Recentemente o Dr. Lúcio Hotti organizou um grande evento em Colatina-ES e o Dr. Carlos Marcelo de Barros outro em Alfenas-MG, ambos com apoio da SOBRAMID.

Belo Horizonte é capital de meu estado natal – terra de gente amável, prosa boa e comidas de “buteco”. Ali conheço muitos médicos. Neste evento pude rever alguns deles. Destaco o encontro com os Drs. Francisco Bravim e Ariel Quintão, com os quais dividi espaço nas Clínicas de Dor Hospital Luxemburgo e Hospital Vera Cruz em 2003. Com eles, Fabrício Assis, meu sócio no Singular, Guilherme Carvalho e Antônio Sérgio Barata e eu organizamos um evento bombástico no hospital Life Center (BH) em 2004. Estávamos implantando a ideia do tratamento intervencionista da dor e radiofrequência pulsada. Trouxemos o Dr. Sluijter pela primeira vez ao Brasil, ele, o inventor da radiofrequência pulsada. Vejam na foto a jovialidade de nossos traços ainda presente naquela época.
dr_charles_oliveira_eevnto_life_center_bh_2004

Drs, Francisco Dias Assis, Menno Sluijter, Charles Oliveira, Alexandre Teixeira e Guilherme Carvalho. Life Center – BH/2004

 
Eventos como este de 2004 formaram o alicerce para constituirmos em 2011 a SOBRAMID. Que isso sirva de razão para que eu e os futuros presidentes da SOBRAMID, consigamos fazer de cada evento ótimo local para aprendizagem, troca de experiências e tornar esses encontros inesquecíveis.
De 6 a 9 de Julho de 2017 teremos em Campinas o 4º. Congresso da SOBRAMID. Para aqueles interessados, reservem a data!

JÁ VIU?