BLOG

ano-novo-2016_low

RETROSPECTIVA 2015

Neste ano, além da intensa agenda de palestras e cursos, pensamos a dor sob outros pontos de vista, focamos os tratamentos disponíveis para a dor oncológica, as dores das doenças degenerativas da coluna e joelho e entrevistamos especialistas intervencionistas de outros países. Foi um ano bastante movimentado.

Novo olhar para a dor

Instigamos nossos leitores a entender a dor como algo que também deve ser valorizada. Vale a pena visitar o post intitulado  “Dor: uma dádiva?”

Brasil protagonista na medicina intervencionista em dor

Do ponto de vista das conquistas, 2015 representou um ano que consolida o Brasil como um protagonista junto à comunidade mundial da medicina intervencionista em dor. A expansão deste novo segmento médico em nível internacional exige esforço redobrado. O time do Singular vivenciou essa história com intensidade.

Agenda de outubro chamou atenção

O mês de outubro chamou especial atenção pela intensidade e qualidade da agenda.

No dia 1º de outubro, a palestra em Curitiba, no Congresso da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), sobre bloqueios guiados por ultrassonografia na coluna, foi o ponto de partida daquele mês. Na mesma noite, segui para uma conferência em Pretória-África do Sul, onde falei das “Perspectivas Futuras para o Uso do Ultrassom no Manejo da Dor”.

Retornando para o Brasil, nos 9 e 10 de outubro tivemos nossa lição caseira, no Singular, quando receberemos o médico holandês Dr. Olav Rohoff, em nosso curso de educação continuada. No dia 15 de outubro o destino foi Atlanta, em mais um curso de ultrassonografia organizado pela WAPMU.

No dia 18, participei do XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Anestesiologia em Florianópolis como palestrante e no dia 24 seguimos para o curso do Dr. Renato Bevilacqua, em Campinas, falando novamente sobre ultrassonografia em coluna para um grupo de médicos que se dedicam ao estudo de medicina regenerativa.

No último dia de outubro, o Centro de Controle da Dor Singular organizou o curso com o Dr. Thiago Nouer a respeito de procedimentos de dor guiados por ultrassom na coluna, com a presença do Dr. Juan Francisco Asenjo, presidente da Sociedade Latinoamericana de Médicos Intervencionistas de dor, e residente em Toronto.

Certificado ultrassonografista em dor

E para fechar com chave de ouro, há poucos dias recebi a notícia de que fui aprovado no exame do WAPMU que prestei no dia 5 de dezembro, em Miami, durante o Hands-on Workshop do WIP. Portanto, entro em 2016 com o novo título de especialista em ultrassonografia no manejo da dor – o CIPS (Certified Interventional Pain Sonologist).

Agradeço a todos que participaram nestes momentos marcantes. Meus agradecimentos à minha família, à família Singular, a todos meus pacientes, e aos meus colegas no Brasil e no exterior.

Para o novo ano “Eu te desejo…”

[evp_embed_video url=”http://mundosemdor.com.br/wp-content/uploads/videos/VID_ANO_NOVO2015.mp4″ width=”360″ height=”360″ aligncenter class=”fixed controls” poster=”http://www.mundosemdor.com.br/wp-content/uploads/Feliz_2016.png”]

Feliz 2016!

O ano em imagens:

JÁ VIU?