BLOG

Os exames de imagens podem nos enganar!

Cada dia mais, os exames de imagens vem inundando nossos consultórios. Sem negar a sua importância,  afirmo ser fundamental fazer uma  análise correta desses exames  em cima dos sintomas manifestados pelos pacientes.

analise de imagens para diagnostico

Como exemplo, estudos com ressonância nuclear magnética mostram que 30% dos adultos entre 20 e 30 anos apresentam hérnias de disco lombar sem sintoma algum. Se formos tratar os pacientes baseado nas imagens, sem ouvir e examinar o paciente, poderemos chegar a cometer erros gravíssimos!

Por último e mais importante, no diagnóstico dessas dores é fundamental realizarmos  bloqueios em pontos específicos, uma forma segura de afirmar que uma estrutura  é responsável pela queixa do paciente. Esses procedimentos, mais conhecidos como bloqueios diagnósticos, são realizados com  anestésicos locais em nervos ou músculos de forma que, caso a dor passe,  afirma-se com segurança qual a origem da dor.  Com o diagnóstico estabelecido, é possível mapear um correto plano terapêutico.

O bloqueio diagnóstico é um dos diferenciais da medicina intervencionista da dor, especialidade amplamente reconhecida nos Estados Unidos e em outros países do primeiro mundo. No Brasil, a Medicina da Dor já é reconhecida como especialidade desde julho de 2011.

 

Revisado em 18/09/2013

JÁ VIU?