BLOG

dr_charles_oliveira_in_memoriam_dr_raj_pain_doctor

NOTA DE FALECIMENTO DR. RAJ – UM DOS PAIS DA MEDICINA INTERVENCIONISTA DA DOR

Recebemos hoje com muita tristeza a noticia do falecimento do Dr. Prithvi Raj, na atualidade um dos maiores nomes em medicina intervencionista da dor devido ao seu pioneirismo e contribuição à área.

dr_charles_oliveira_dr_raj

Dr. Prithvi Raj, um pioneiro em medicina intervencionista da dor e um dos fundadores do Instituto Mundial da Dor (WIP)

Autor de 13 livros e mais de 140 publicações, fundador de revistas científicas, professor em várias universidades, ele constituiu uma dupla muito produtiva com o Dr. Gabor Racz no Texas Tech University. Um professor nato, compartilhava seu conhecimento sobre o intervencionismo da dor com simplicidade e generosidade e emanava bondade.

Nos últimos anos Dr. Raj tinha dificuldade na marcha devido a uma grave estenose de canal medular; mas, isso não restringia sua presença nos principais eventos de dor ao redor do mundo.

A aula de abertura no congresso anual da ASIPP recebe o nome de Raj-Racz Distinguished Lectures® em homenagem a ele e ao Dr. Gabor.

Lembro-me bem de meu primeiro contato com ele em 2001, no Congresso Anual de Budapeste, onde me ensinou os princípios básicos das imagens no raio- X.

Admiro sua liderança sendo um dos cinco fundadores do World Institute of Pain e apaixonado divulgador dos procedimentos intervencionistas de dor.

Certa vez, deu um conselho para mim e Fabrício, “As pessoas estão ávidas por informação. Expandam o intervencionismo no Brasil.” Seu conselho gerou bons frutos.

Lembrança de bons momentos de convívio.

Nossas condolências daqui do Brasil para sua esposa Susan, filha Maya e filho Mark, assim como para toda sua família.

Lembranças do nosso último encontro em 2015 no Congresso Mundial da Dor em Budapeste, Hungria.

dr_charles_oliveira_dr_raj_wip

Congresso WIP Budapeste 2015. Dr. Raj ao centro. Fonte: WIP Secretariat

dr_charles_oliveira_fundadores_wip

(L-R) James Heavner, fundadores WIP Serdar Erdine, Gabor Racz, Prithvi Raj, Ricardo Ruiz-Lopez; and Standiford Helm / Budapest 2015 Fonte: WIP Secretariat

dr_charles_oliveira_dr_raj_susan_raj

Susan Raj and Dr. Raj. Fonte: WIP Secretariat

Prithvi Raj, ícone da medicina da dor, André Mansano, Charles Oliveira e Fabrício Assis literalmente aos pés do mestre.

Dr. Prithvi Raj, ícone da medicina da dor, André Mansano, Charles Oliveira e Fabrício Assis literalmente aos pés do mestre. Nosso último encontro em Budapeste/2015. Fonte: Arquivo pessoal Dr. Charles Oliveira

 

 

JÁ VIU?