BLOG

Mãeee…minha mochila!

Com enorme satisfação, hoje fiz o que muitos outros pais já fizeram um dia. Levei meus filhos à escola pela primeira vez! Clara e Pedro, gêmeos de 2 anos e 6 meses, chegou a hora…primeiro dia de aula.

O assunto deste post é corriqueiro em nossos consultórios e tema do reinício do período letivo das aulas: alertar os pais sobre as bolsas escolares, pois tomar certas precauções desde pequenininhos previne lesões futuras.

Problemas de coluna como escoliose, cifose, fratura de placa terminal, e degeneração discal são algumas das patologias que podem ocorrer por sobrecarga do corpo.

Confira algumas dicas para evitar prejudicar a saúde dos seus filhos:

  1. Pesar a bolsa escolar. Quando se utiliza mochila, esta não deve superar 10% do peso corporal da criança. Evitar os modelos com uma única alça.
  2. Utilizar alças de abas largas e acolchoadas.
  3. Fazer um ajuste adequado das alças. Quando muito frouxas, farão com que a criança ande inclinada com o tronco para frente.
  4. Dar preferência para bolsas com rodinhas. Assim pode-se superar  o peso limite, diminuindo o risco de lesões. O puxador deve ter altura ideal para que a bolsa seja puxada sem inclinar o corpo.

A atividade física é o melhor método preventivo. Estimule seu filho a cultivar hábitos saudáveis desde cedo.

JÁ VIU?