BLOG

dr_charles_oliveira_sonia_rugiero

Luta contra o câncer de pâncreas

Durante nossa caminhada como médicos, acompanhamos nossos pacientes em suas lutas contra as aflições aos seus corpos, mentes e almas, e, de maneira geral, muitas vezes nós médicos de dor estamos presentes nas batalhas dos pacientes com doenças mais graves.

Hoje de madrugada o céu ficou em festa ao receber Sônia Rugiero que encerrou a sua brava luta contra o câncer de pâncreas, e a cada passo do caminho apoiada por toda a família. Gostaria de destacá-la, assim como seus dois lindos filhos Bruno e Giulia e também seu irmão Nelson, com quem convivi proximamente nestes dois últimos meses, como exemplos de resiliência e fé.

Sônia, que Deus a tenha e obrigado por todo o ensinamento que compartilhou comigo. Descanse em paz.

 

Resiliência – segundo o dicionário Houaiss, a origem vem da física, sendo a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após sofrer tensão e se deformar. Um exemplo seria uma vara de bambu que se enverga no vendaval e retorna à sua forma habitual ao fim dos ventos. É a capacidade de superar ou se adaptar a situações negativas ou a mudanças traumáticas. Quer saber mais sobre o tema? Clique nos links abaixo.

Nascemos com a Capacidade de Superar Dificuldades ou Aprendemos com a Vida?

Recursos de Enfrentamento da Dor Crônica – Roseane Raffaini Palma

Quem estiver lidando com situação familiar de dor crônica ou doença terminal poderá gostar de ler estes textos no blog sobre cuidados paliativos:

O cuidado paliativo proporciona um final de vida mais digna e com menos sofrimento

Milhões de pacientes com câncer avançado ficam sem tratamento de dor

JÁ VIU?