BLOG

Femuroplastia na prevenção de fratura do fêmur em pacientes oncológicos

Olá! Espero que todos leitores estejam bem depois de nosso recesso de férias. Estamos de volta à rotina do trabalho e também ao blog. Vamos falar sobre femuroplastia, procedimento realizado no Singular pelo Dr. Fabrício Assis. A femuroplastia consiste na colocação de cimento para uso humano, através de uma agulha inserida no trocanter maior  e direcionada para a cabeça do fêmur.

Esta indicada em pacientes com tumores ósseos nesta região, sejam metastáticos ou primários, portanto, indivíduos que estão correndo grande risco de fratura. O objetivo deste procedimento é reforçar essa região com cimento e evitar que a fratura ocorra. A brilhante idéia coube ao Dr. Ricardo Plancarte, médico anestesiologista e intervencionista de dor do INCAN (Instituto Nacional de Cancerologia – México).  Este estudo foi tema de sua tese de doutorado defendida em 6 de novembro de 2012 cujo nome é “Femurocementoplastia: beneficios clinicos en metastasis de femur proximal”.

femuroplastia imagem radiográfica

procedimento femuroplastia

Os estudos mostraram que esta intervenção traz uma melhor qualidade de vida ao impedir a fratura e suas consequências. O desdobramento da pesquisa é realizar a femuroplastia em uma população não oncológica, com osteoporose  e determinar neste grupo sua efetividade e segurança, evitando as fraturas trocantéricas do fêmur. Desejo a todos um feliz 2014!

Leia mais: Femuroplasty: a new option for femur metastasis. Pain Practice. Volume 13, Issue 5, pages 409-415, June 2013. Plancarte e cols.

JÁ VIU?