BLOG

Escoliose – Parte III

A escoliose pode ser debilitante e dolorosa e se não for tratada afeta os nervos, músculos e tecidos em torno da coluna, assim contribuindo para a perda gradativa da qualidade de vida do indivíduo.

Opções de Tratamento

Por se tratar de um problema da coluna, exercícios, massagens e técnicas de manipulação feitos pelos profissionais que trabalham nestas áreas podem contribuir para o alívio da dor e alguma correção da estrutura, com ênfase especial à mecânica do corpo. Se os tratamentos conservadores não funcionarem, o controle da dor pode ser feita usando procedimentos intervencionistas, em um centro de dor .

Fisioterapia, osteopatia e quiropraxia

A fisioterapia tem obtido bons resultados nos pacientes que apresentam menor angulação de Cobb. Uma boa opção é a RPG em associação com as palmilhas posturais, pois atua no pé, ajudando o seu corpo a atingir a melhor padronização postural mediante os estímulos nas plantas dos pés.

O objetivo é restabelecer a harmonia entre todas as estruturas que sustentam a coluna, e ao longo das sessões devolver o equilíbrio da coluna ao seu eixo natural.

Técnicas minimamente invasivas para reduzir a dor

Antes de citar estas terapias, é importante ressaltar que devem ser realizadas por profissionais especializados com experiência na aplicação das técnicas. O interessante em se tratar em um centro de dor interdisciplinar é que, em um único local, você tem acesso a consultas com especialistas de dor de várias áreas, que conversam entre si para elaborar o programa de controle de dor mais apropriado para seu caso.

Injeções Epidurais – aplicadas para reduzir a dor crônica. Se o tratamento com o colete, analgésicos e fisioterapia não ajudar em diminuir a dor, seu médico pode optar para passar para o próximo estágio: a injeção epidural, terapia na qual um anti-inflamatório (corticóide) é injetado perto do nervo para aliviar a dor. Esta opção terapêutica pode ser utilizada para várias patologias da coluna. (Veja artigo postado logo após o Ano Novo deste ano sobre seu uso para tratar hérnia de disco)

procedimento_bloqueio_epidural

A duração  média do efeito da injeção de corticóide é de três semanas. Porém, a associação do bloqueio juntamente com fisioterapia pode produzir uma analgesia por tempo muito superior a essas três semanas.  Em um ano, o número aceitável de peridurais com corticóide são três, contanto que tenha pelo menos duas semanas de descanso entre as aplicações.

Rizotomia facetária – essa escoliose avançada poderá causar  dor facetária, já que o nervo que passa no meio dessas facetas fica literalmente comprimido. Para isso, pode ser realizada rizotomia deste nervo ou ablação que consiste em “queimar”este nervo sensitivo com altas temperaturas, por meio de um aparelho de radiofrequencia. Em palavras mais simples, bloqueia a condução da dor. É realizada com o paciente acordado, sob leve sedação e o paciente retorna para casa poucas horas após o procedimento. Clique aqui para ler post anterior contendo mais detalhes sobre Tratamento da Dor com Radiofrequência.

Acho que a próxima pergunta que tenham em mente seja “quanto tempo dura o efeito?”.Tem informações sobre isso nas Dúvidas Frequentes. Esta técnica tem duas grandes vantagens: 1) é ambulatorial (não requer internação) e o paciente vai embora no mesmo dia e 2) reduz a dor significativamente e tem riscos mínimos.

Muitas pessoas com escoliose pensam que podem se machucar ou piorar sua patologia se fizerem exercícios ou praticar esportes. É importante ressaltar que é muito importante exercitar-se regularmente…que a atividade física não causa acentuação da curvatura da coluna.

Deve-se ter cuidado sim quando há dor de coluna associada à atividade física. Quando isto ocorre, o exercício deve ser limitado ao início da dor.

Quanto mais fortes e resistentes os músculos sustentadores da coluna,  mais eficaz será o tratamento.

Cirurgia

Esta costuma ser a opção reservada para os casos mais severos. O cirurgião de coluna (ortopedista ou neurocirurgião) fará uma correção anatômica parcial das curvaturas utilizando hastes e parafusos para que as vértebras permaneçam na nova posição.

E por hoje é só. Domingo de paz para todos e até a semana que vem!

JÁ VIU?