BLOG

dr_charles_oliveira_lesao_por_efeito_chicote

EFEITO CHICOTE

O efeito chicote pode causar lesão cervical da coluna

Lesão em chicote, ou “whiplash”, é o nome dado a uma lesão dos tecidos moles do pescoço (região cervical), causada por um movimento brusco para frente e para trás. O movimento anormal obriga o pescoço a uma extensão e flexão repentina. Por ser tão rápido, não dá tempo dos reflexos musculares normais de proteção entrarem em ação e a coluna e os tecidos moles que mantêm a coluna estável podem sofrer trauma.

Veja o que acontece:

imagem mostrando os possíveis traumas às estruturas da coluna em um acidente de carro onde ocorre o efeito chicote - whiplash

Possíveis traumas às vértebras, discos intervertebrais, nervos e músculos e ligamentos.

A lesão em chicote é relativamente comum, frequentemente, por falta de conhecimento sobre a condição, não é levado a sério nem tratado.

Causas

Lesões traumáticas dos discos intervertebrais, facetas e tecidos moles (nervos, ligamentos, músculos) da coluna cervical por movimento ou torção brusca.

Estas ocorrem em colisões de veículo, ex.: em uma batida no traseiro do carro as articulações intervertebrais, discos, ligamentos, músculos cervicais e raízes nervosas.

Outras causas comuns

– lesão sofrida durante a prática de esportes, ex.: nos esportes de contato
– golpe acidental ou intencional à cabeça
– queda de uma altura, ex.: no trabalho, de uma escada ou ao cair de um cavalo
– LER do pescoço, ex.: segurar o telefone com o pescoço
– abuso infantil, ex.: batendo ou sacudindo uma criança

efeito chicote na prática das artes marciais

Sintomas

Sintomas mais comuns Dores e rigidez no pescoço e região posterior da cabeça, dores de cabeça
Outros sintomas Dor nos ombros, braços e entre as omoplatas; fraqueza nos braços; tonteira; problemas visuais; fadiga; zumbido no ouvido; perda de memória ou concentração; músculos doloridos; lesão ligamentar; distúrbios de sono; dor lombar; perda de equilíbrio; perda do movimento do pescoço; dificuldade para engolir; dor na mandíbula.

Na maioria dos casos, os sintomas costumam desaparecer depois de 2 a 4 semanas. No entanto, se persistirem ou piorarem depois de 6 a 8 semanas, mais radiografias ou outros testes diagnósticos podem ser necessários.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico é baseado no histórico da lesão e o relato dos sintomas pelo paciente. Quando existe a possibilidade de fratura ou deslocamento da coluna cervical, uma imagem de raio-X deve ser feita. E, se houver suspeita de lesões dos tecidos moles (nervos e músculo-esquelético), imagens de ressonância magnética ou de tomografia computadorizada também são indicadas.

1ª linha de tratamento colar cervical macio por 2 a 3 semanas
2ª linha de tratamento calor para aliviar a tensão muscular e a dor; medicações analgésicas, inclusive AINEs e inibidores de ciclooxigenase 2; relaxantes musculares; exercícios de movimentação; fisioterapia; bolsa de gelo e similares

SÍNDROME DE LESÃO EM CHICOTE

Em alguns casos, pacientes com lesão em chicote continuam a desenvolver sintomas mesmo depois do trauma. Quando isto ocorre, é chamado de síndrome de chicote.

É caracterizada por dores de cabeça contínuas, assim como dor e movimento limitado na nuca, formigamento nos braços, dores lombares, fadiga, distúrbios de sono e libido diminuído.

Após a lesão, se o paciente desenvolver sintomas psicossociais como depressão, raiva, frustração, ansiedade, estresse, dependência de medicamentos, ou isolamento social, recomenda-se o tratamento da condição emocional.

Leia a 2a. parte do artigo que descreve as terapias intervencionistas que podem ser usadas para tratar a síndrome. Clique aqui.

Revisado em 28/03/2018

94 Responses

  • jan 28, 2018

    Sim Julia. Espero que não tenha sido pois ja se passou muito tempo entre sua pergunta e minha resposta. Mas isso pode servir para outras pessoas. Um hematoma subdural pode ir se formando lentamente. Atenção na primeira semana após a queda

    Dr Charles Oliveira jan 28, 2018
  • jan 28, 2018

    Viviane, espero que ja tenha se recuperado de toda essa situação e que não se recorde mais dessas dores. Quando uma consulta não é esclarecedora, recomendo que procure uma nova opinião.

    Dr Charles Oliveira jan 28, 2018
  • jan 28, 2018

    Felipe, se essas dores permanecerem você deve procurar um especialista para fazer uma avaliação. E também pedir um exame de imagem caso tenha indicação. Há princípio penso que irá melhorar rapidamente. Mas cuidado em seu próximos shows que venha a participar.

    Dr Charles Oliveira jan 28, 2018
  • jan 28, 2018

    Marcela, provavelmente o problema seja no quadril e que tenha sido desencadeado após o acidente automobilístico. Já procurou um ortopedista para avaliar esse quadril?

    Dr Charles Oliveira jan 28, 2018
  • jan 28, 2018

    Fernanda, se os sintomas acima ainda persistem, procure um especialista em cabeça e pescoço para lhe examinar. Se necessário ele pedirá algum exame complementar

    Dr Charles Oliveira jan 28, 2018
  • jan 23, 2018

    Antonio, a origem dos nervos que inervam o ombro estão na região cervical, principalmente nas raízes oriundas de C5 e C6. Os nervos supraescapular e axilar são os dois principais e eles podem ter sido estirados durante esta luxação.

    Dr Charles Oliveira jan 23, 2018
  • nov 3, 2017

    Não. A dor neuropatia é uma dor do nervo propriamente dito. Um exemplo: herpes zoster. O virus do herpes ataca o nervo. Já a dor nociceptiva é a condução da informação da dor por um nervo saudável. Uma pessoa que fratura uma perna tem uma dor nociceptiva.

    Dr Charles Oliveira nov 3, 2017
  • nov 3, 2017

    Estou à disposição.
    1932512312
    Charles Oliveira

    Dr Charles Oliveira nov 3, 2017
  • nov 3, 2017

    Nuno, não saberia lhe responder sem examiná-lo. Mas fez certinho; tome um antiinflamatório por uns 5 dias. Se a dor persistir procure um profissional.

    Dr Charles Oliveira nov 3, 2017
  • nov 3, 2017

    Sim Nader. Se esses sintomas persistem, deve procurar uma consulta especializada para explorar o caso.

    Dr Charles Oliveira nov 3, 2017
  • nov 3, 2017

    Viviane, sugiro que passe em consulta médica para que seja avaliada e se houver indicação, seja solicitado exames complementares.

    Dr Charles Oliveira nov 3, 2017
  • ago 10, 2017

    Valter, você precisa passar novamente no médico para lhe avaliar. Exames na coluna cervical devem ser realizados e no ombro também.

    Dr Charles Oliveira ago 10, 2017
  • Valdeci
    ago 9, 2017

    Olá, tenho 16 anos e prático esportes e antes desta prática temos de aquecer, minha técnica pediu que corressemos de costas, eu acabei escorregando com os dois pés e caindo de costas batendo primeiramente a cabeça no chão, na hora senti meu corpo tremendo involuntariamente e minha cabeça também, como se ouvesse um celular vibrando dentro dela, fiquei só um pouco atordoada, e minha audição sumiu por poucos segundos, mas não tive náuseas nem nada. Passei no médico e tudo mais, mas isto oi ontem e hoje acordei com o pescoço doendo e duro, nao consigo virá-lo para os lados , para cima ou para baixo plenamente. Preciso me preocupar?

    Valdeci ago 9, 2017
    • ago 9, 2017

      Valdeci, esteja atenta. Isso pode não ser nada, apenas um torcicolo passageiro como você pode ter dores cervicais com origem nas articulações facetarias. Se sintomas de dores de cabeça estiverem presentes, seu médico pode achar necessário um exame de imagens para melhor averiguação.

      Dr Charles Oliveira ago 9, 2017
  • maio 10, 2017

    Patricia, essas dores podem ter origem cervical sendo devido a uma lesão em chicote. Precisa ser vista e avaliada.

    Dr Charles Oliveira maio 10, 2017
  • maio 10, 2017

    Puxa Laryssa, espero que já esteja melhor e recuperada. Mas a primeira impressão é que seja um torcicolo. Fisioterapia, antiinflamatório, compressa de agua quente são as primeiras indicações. Quando encontra um médico intervencionista de dor, ao identificar qual o músculo comprometido, ele pode realizar um bloqueio do nervo acessório ( que inerva o trapézio) ou bloquear o plexo cervical superficial para que alivie essa dor de uma forma mais rápida.

    Dr Charles Oliveira maio 10, 2017
  • maio 10, 2017

    Elaine, essas dores na cabeça podem ser síndrome do chicote. E podem iniciar muito tardiamente, como 6 meses após o acidente, neste caso, a queda. Se os sintomas ainda persistem, deve sim procurar um médico, preferencialmente um médico intervencionista de dor ou um neurologista.

    Dr Charles Oliveira maio 10, 2017
  • abr 12, 2017

    Melhoras Alessandro!

    Dr Charles Oliveira abr 12, 2017
    • Agabi Wayne
      maio 6, 2017

      Eu sofri uma pancada na cabeça na região temporal e no olho direito ja faz 3 semanas ja fui ao médico que me passou um anti inflamatório mais há uns 2 dias estou sentindo espasmos no corpo todo (cabeça pernas braços) o que pode ser ?

      Agabi Wayne maio 6, 2017
    • maio 10, 2017

      Agabi, se seus sintomas persistem e eles iniciaram depois desta pancada, em um cenário negativo, pode estar formando um hematoma e este hematoma comprimindo o cérebro. Importante realizar um exame de imagens para descartar essa possibilidade. Obviamente, depois de uma avaliação médica e confirmando esta hipótese, ele solicitará.

      Dr Charles Oliveira maio 10, 2017
    • ago 7, 2017

      Já foi feito algum exame de imagens do crânio para ver se não houve algum efeito de massa intracraniano? Se são sintomas novos e que ocorreram após a pancada, deve ser investigado.

      Dr Charles Oliveira ago 7, 2017
  • abr 10, 2017

    Ana, se as dores persistirem é válido procurar um médico para esclarecer isso melhor. Caso tenha melhorado, tudo isso foi um trauma muscular que se resolveu com o tempo. Desejo-lhe completa recuperação!

    Dr Charles Oliveira abr 10, 2017
  • abr 10, 2017

    Deivid, você precisa ser submetido a um exame clínico e físico. Caso seja necessário, poderá ser solicitado um raio X para ver se há fratura dessa clavícula.

    Dr Charles Oliveira abr 10, 2017
  • abr 10, 2017

    Alessandro, uma batida de cabeça pode gerar dores na região da cabeça e ombros e é chamada Síndrome do chicote. Mas se essa dor chega também as mãos, devemos pensar em um comprometimento radicular onde nervos do plexo braquial possam estar sendo comprimidos; neste caso uma hérnia de disco aguda após o trauma na região cervical pode ser o motivo deste problema.
    Em 26 de março de 2017 10:38, Disqus escreveu:

    Dr Charles Oliveira abr 10, 2017
  • fev 5, 2017

    Jaderson, seria importante passar por consulta médica. Pensaria em alguma compressão radicular das raízes cervicais mais altas. Ou uma dor facetaria também. Um exame fisico e bloqueios diagnósticos ajudam a esclarecer o caso.

    Dr Charles Oliveira fev 5, 2017
  • fev 5, 2017

    Gabriel, pode ser que esteja com um torcicolo, um espasmo da musculatura cervical. Mas não posso ser preciso sem lhe examinar.

    2017-02-02 6:20 GMT-02:00 Disqus :

    Dr Charles Oliveira fev 5, 2017
  • Barbara Alves
    out 19, 2016

    Doutor me chamo Barbara, e a 1 semana atras, estava brincando numa cama elástica, e fui da um mortal e invés de cair apoiada nas costas, cai e todo meu peso foi no pescoço, desde então sinto dores na coluna, ao me mexer , ao mudar de posição durante a noite ou então me esticar.
    o que poderia ser?

    Barbara Alves out 19, 2016
  • Allana Jhennifer
    ago 27, 2016

    Oi doutor, hj eu tive um desmaio e bati minha cabeça, quando acordei esta um “galo enorme” e um dor de cabeça que ainda nao passou. Posso ficar com coagulo de sangue na cabeça? To com medo

    Allana Jhennifer ago 27, 2016
  • Samuel Aguiar
    jul 15, 2016

    D.r , distendi meu trapézio, há uns 2 meses atrás, não sinto mais dor nele , porém ele continua menor que o outro(reduzido) , posso voltar a prática da musculação para que ele volte a ficar como era? Ou espera mais um pouco?

    Samuel Aguiar jul 15, 2016
  • CP. Junior
    jul 6, 2016

    Boa tarde Dr., Tenho sentido formigamento na região do quadril e membros inferiores ao dobrar meu pescoço, não sinto dor apenas uma sensação de formigamento ao dobrar meu pescoço, pode ser nervo ciático, eu pratico esporte e luto muay thai. tem relação? Obrigado aguardo reposta.

    CP. Junior jul 6, 2016
  • Lais
    jul 6, 2016

    Olá Doutor poderia me ajudar ha 1 mês e 5 duas sofri um acidente de carro meu carro deu de frente com uma árvore deu perca total.desde de então sinto muita dor na coluna quando cento, deito foi muito até quando ando e fiz o raio x no dia não consto nada o que pode ser? Qual procedimento Devo tomar??
    Obrigado desde de ja

    Lais jul 6, 2016
  • Luciana Pereira
    jun 23, 2016

    Oi doutor me chamo Luciana e minha dor começou quando abrir as portas de ferro do trabalho,
    são pesadas e agora sinto dor nas costas do lado direito que chega ao peito e a noite não consigo dormir porque a sensação que eu tenho é que vai rasgar alguma coisa por dentro porque dói, cheguei a pensar de ser meningite ou pneumonia, mais tudo começou depois que abrir as portas e estou com medo.

    Luciana Pereira jun 23, 2016
  • Gabriel Rafael Lemos
    jun 21, 2016

    DR.ontem praticando MMa eu bati a nuca no chão depois fiz jiu jitsu mai tava com uma dor na lombar, e hj acordei com meu pescoço dolorido e inchado , pode ser algo grave?

    Gabriel Rafael Lemos jun 21, 2016
  • adry
    maio 28, 2016

    bom dia doutor ,me chamo adriene e a dois meses comecei a sentir uma uns estralo no pescoço quando mexe ele e dor no couro cabeludo ,como se levaram uma pancada ,redeando tipo pressao dormencia na cabeça , com uma dor redeando a cabeca com coluna cervical da pra esplicar tbm dor nas parte moles ao redor da nunca, e do lado direito doi tbm a musculatura do pescoço, ja fui ao medico estou esperando um resultado de um raio x, aq leva um mes pra ficar pronto ,sera lombalgia , ou machuquei na academia

    adry maio 28, 2016
  • Viviane Pinto
    abr 29, 2016

    Oi doutor, m chamo Viviane, e caí da cama e bati a minha cabeça e pescoço, foi um baque forte e parecia q eu estava com torci colo, ja consigo mexer minha cabeça pros lados mas não consigo baixar, m diz o q aconteceu

    Viviane Pinto abr 29, 2016
  • Karen Sousa
    mar 7, 2016

    Ola, Dr., meu nome é Karen. Eu sempre venho sentindo um dor na minha costa. Toda vez quando vou me virar, começo a sentir ela. Isso aconteceu, quando eu estava brincando de “SlackLine”com meus amigos, e foi nessa hora que soltei a mão de um amigo que estava me segurando e foi que eu cair de pescoço no chão e eu acho que é isto que esta me acomondando. mas não sei o que é.

    Karen Sousa mar 7, 2016
  • Elaine
    fev 11, 2016

    Olá Dr. Tudo bem?
    A dois dias atrás fui a um parque de diversões e em um dos brinquedos q girava muito rápido e tive na mesma hora uma flexão repentina do pescoço e a minha cabeca logo foi para trás colidindo com ferros. Na mesma hora já senti doía galos na cabeça, no dia seguinte, no caso ontem, senti dores no pescoço e hoje estou com mais dores no pescoço onde toco dói muito e agora tenho dores de cabeça também tomei um relaxante muscular. É irrelevante, ou devo procurar um médico para um exame?

    Elaine fev 11, 2016
  • jeniffer
    nov 29, 2015

    ola, doctor ontem meu filho de 4 anos me disse que caiu no parque da creche correndo ele voltou com o pescoço torto levei ele ao medico no mesmo dia ele fez raio x tomografia, e não deu nenhuma fratura ele sente dor quando encosta o medico falou que a dor e da pancada,agora ele esta tomando remédio para dor a dor esta passando um pouco, o medico colocou o colar servical nele pra ele ficar dois dia so que ele ainda esta com a cabeça meio torta. demora para voltar a normal doctor estou muito preocupada?

    jeniffer nov 29, 2015
  • Veronica prisco
    nov 17, 2015

    Bom dia a mais de duas semanas sinto muitas dores na cabeça nuca costas e nos meus dois braços uma dor muito forte as vezes sinto eles adormecerem,sinto eles kente uma sensação estranha o ki será

    Veronica prisco nov 17, 2015
  • Adna Fernanda
    nov 17, 2015

    Bom dia, gostaria de saber qual bibliografia que foi procurar a presente informação ? obrigada

    Adna Fernanda nov 17, 2015
  • carlos
    nov 1, 2015

    muito boa tarde tive acidente de trabalho em serviço perto das 22 40 a 19 novembro 2014 .resultou de uma queda de mota a baixa velocidade ,bati com a cabeça num lancil da estrada apos tentar travar a mota esta não travou por não estar nas devidas condições , e acabei por ter esta queda devido um vulto parecer se fazer a passadeira numa curva a partir dai comecei a ter dores de cabeça e no pescoço , foi hospital queixeime de dores na mao pernas e cabeça , deram alta mas informaram se no dia seguinte eu não estivesse melhor para voltar fui ao hospital de novo por não estar bem tive vómitos dor de cabeça e dores fizeram exame cabeça , quando o seguro me da consulta a so em dezembro as minhas queixas iniciais não pareceram ter sido escritas pois o medico dizia que eu não tinha nada ,como manteram-se as dores assim como uma mancha de sangue pisado na nuca pedi medico assistente ao seguro este , acabou por me dar consulta com mesmo medico em fevereiro e ai sim parece que apos minhas queixas como anteriormente foram relatadas ao mesmo dissidiu mandarem para um neurocirurgião apos ezame feito apresento ernia discal na servical ,este medico mandame ir para ser tratado na medica de família e diz não ter nexo casual o acidente e a hérnia discal
    gostava de saber apos ter batido com a cabeça num lancil se e possível ter sido a causa deste problema que numca tive e antes deste nunca tive dores no pescoço nem de cabeça tenho atualmente formigueiro nas mãos também e doi pescoço ,encontro-me com 36 anos de idade ,sera que sou assim tao velho como o que o medico me quis dizer indirectamente……..

    carlos nov 1, 2015
  • Robert William
    set 28, 2015

    Doutor, boa tarde! Há alguns meses atrás eu estava estava jogando bola e caí, mas quando eu caí eu bati as costas e a cabeça em um muro que estava ao lado do gol. Desde então sinto uma dor na parte de cima da coluna toda vez que olho para cima ou movo o pescoço para trás (Não é uma dor absurda, mas dói). Você sabe o que poderia ser?

    Muito Obrigado!

    Robert William set 28, 2015
  • selma
    set 28, 2015

    boa tarde dr. charles, sofri um acidente de carro a 9 anos estavas gravida de 4 meses, sofri a lesão chicote na cervical, só que passo no medico sus, eles passam remédio e não resolve e ate perdi o dpvt, pois na~consegui um laudo comprovando tenho apenas exames com as lesões, dores de cabeça na região cervical e rigidez no pescoço e região posterior da cabeça.Outros sintomas Dor nos ombros, braços e entre as omoplatas; fraqueza nos braços; tonteira; problemas visuais; fadiga; zumbido no ouvido; perda de memória ou concentração; músculos doloridos; lesão ligamentar; distúrbios de sono; dor lombar; perda de equilíbrio; perda do movimento do pescoço; dificuldade para engolir; dor na mandíbula.

    tenho o b.o, só que o posto de saúde que me atendeu disse que não existe o meu atendimento , mal consigo cuidar da minha casa sempre preciso de ajuda e as vezes quase ninguém hoje em dia quer ajudar de graça. agradeço desde já a sua atenção.

    selma set 28, 2015
  • claudene regina wavgenhak
    set 28, 2015

    oi doutor meu filho sofreu um acidente de moto e fraturou o braço e a perna esquerda passou por sirurgia e teve alta em 72 horas mas tem muita dor de cabeça quando senta e tambem tem dores no peito ombro e costa que será que pode ser? pois não sabemos que maneira foi o acidente só sei que foi a moto com um caminhão e ele só acordou quando estava ja no hospital e não lembra nada do acidente será que essas dores pode ser mais alguma coisa que machucou ou sintomas das batidas que o corpo sofreu

    claudene regina wavgenhak set 28, 2015

Deixe uma resposta