BLOG

Dr. Gabor Racz participa do curso intervencionista de dor

É com muito orgulho que recebemos hoje em Campinas a visita do Dr. Gabor Racz, especialista em dor premiadíssimo e reconhecido por suas contribuições à medicina da dor. Ele participa do 6º módulo do nosso III Curso Teórico-Prático de Medicina Intervencionista da Dor. E ainda, faz 75 anos nesta ocasião! O aniversário deste grande médico será festejado no Rio de Janeiro, onde passará os dias 08 e 09 em companhia dos Drs.  Charles Oliveira e Paulo Renato Fonesca.

MINI-BIO
Dr. Gabor Racz participa de curso de medicina de dor no SingularDe renome internacional, Dr. Gabor é o pai de duas invenções importantes: uma técnica intervencionista que promove liberação de aderências pós-cirurgia de coluna (lise de aderências) e descompressão do nervo occipital maior para tratamento de dor de cabeça, ambos procedimentos minimamente invasivos.

Autor de um grande número de publicações médico-científicas e vários livros, palestrante internacional e referência mundial, desenvolvedor de vários procedimentos, é reconhecido por seu trabalho incansável no tratamento de dor. Foi presidente do World Institute of Pain, diretor emérito do ASIPP e fundador do Depto. de Anestesiologia do Texas Tech University Health Sciences em Lubbock, Texas, EUA. Atualmente é presidente emérito desse departamento. Nesta mesma instituição de ensino e pesquisa, já formaram sob sua supervisão mais de 160 fellows em medicina intervencionista da dor.

A história desta referência na medicina da dor é bem interessante. Nasceu na Hungria e cursava medicina na Semmelweiss University Medical School quando a revolução húngara estourou em 1956. Conseguiu escapar da perseguição, desembarcando na Inglaterra, onde teve a boa fortuna de, com alguma ajuda inesperada, continuar seu curso de medicina no ano seguinte. Formou-se em 1962 na Liverpool Medical School e, em 1963, seguiu para Syracuse, NY, nos Estados Unidos para fazer sua residência em Anestesiologia. Lá continuou como docente até 1977, quando foi convidado a fundar o departamento de anestesiologia na Texas Tech, onde ele trabalha como professor honorário até esta data.

Dr Gabor Racz no Curso Singular

Dr. Gabor Racz (centro) com Dr. Charles (dir.) e turma do III Curso Singular de Medicina Intervencionista da Dor

 

 

 

 

 

JÁ VIU?