BLOG

dr_charles_oliveira_dor_joelhos_tratamento_rf

DORES DO JOELHO: TRATAMENTO COM RADIOFREQUÊNCIA RESFRIADA

Dores do joelho, queixas recorrentes nos consultórios médicos

Dois fatores justificam a elevada incidência das dores de joelho: a maior longevidade da população e o aumento do peso corporal da população (índice de massa corporal – IMC).

O aumento de peso sobrecarrega os joelhos e muitos dos pacientes com dor nos joelhos tem uma artrose importante e evidente indicação para a colocação de prótese total de joelho.

dr_charles_oliveira_dor_joelhos_tratamento_rf

O que nós vemos é que alguns querem fazer mas não o fazem porque as condições de saúde não permitem e outros tem condições clínicas para fazer mas por medo da cirurgia decidem por não realizar.

Outro grupo de pacientes são aqueles que fizeram a cirurgia e mesmo estando a prótese perfeita na visão do médico, permanecem com dor. O que fazer nesses casos?

Novidades boas estão chegando.

No final de 2014, no II congresso brasileiro de médicos intervencionistas de dor, o Dr. Leonardo Kapural dos Estados Unidos, apresentou para nós seus colegas, sua experiência com a aplicação da radiofrequência resfriada nos ramos geniculares dos joelhos.

Paciente com prótese de joelho e queixa de dor pronto para receber radiofrequência resfriada dos nervos geniculares

Um ano depois, já fizemos seis procedimentos destes no Singular (nossa clínica de dor em Campinas) e os resultados foram animadores.

Aparelho de Radiofrequência para realização de procedimentos de tratamento de dor

O protocolo que seguimos para a seleção do candidato ideal é como segue: primeiro, realizamos o bloqueio dos nervos geniculares do joelho acometido, usando anestésico local. Se o candidato relatar alívio significativo da dor, entendemos que há indicação para realizarmos o procedimento da radiofrequência resfriada.

Radiografia articulação do joelho

A técnica também serve para as dores do quadril.

Aqui temos um vídeo com o depoimento de Dona Maria, uma de nossas pacientes que, dois anos depois de uma prótese total de joelhos, permaneceu com dor. Ela conta como ficou muito feliz com o resultado (e nós também!).

 

[evp_embed_video url=”http://www.mundosemdor.com.br/wp-content/uploads/videos/Dr_Charles_Oliveira_depoimento_dor_joelho_tratamento_radiofrequencia_resfriada.mp4″ width=”400″ height=”400″ class=”fixed controls” aligncenter poster=”http://www.mundosemdor.com.br/wp-content/uploads/images/poster1.jpg”]

JÁ VIU?