BLOG

Dor psíquica é real – Desordem de Estresse Pós-Traumático

Em luz do relato de assalto no ônibus com o Dr. Charles, e dos milhares de pessoas que já passaram por experiência similar, seja de assalto a ônibus, em residências ou nas ruas, o blog Mundo sem Dor convidou a psicóloga clínica Ana Paula Cachola Carvalho para fazer uma reflexão acerca do Estresse Pós- Traumático, um possível efeito de quem vivencia uma experiência assim.

Estresse Pós-Traumático

Por Ana Paula Cachola

Considerando-se a experiência dolorosa e psicologicamente traumática vivida por todas as pessoas que experenciaram tais eventos, dolorosos em sintomas e emoções, é preciso entender melhor o que realmente significa e está envolvido neste transtorno.

Sabemos que ele pode ser entendido como a perturbação psíquica decorrente e relacionada a um evento fortemente ameaçador à própria pessoa ou sendo esta apenas testemunha da tragédia.

Desordem De Estresse Pós-Traumático (DEPT)

O transtorno consiste num tipo de recordação que é melhor definido como revivescência pois é muito mais forte que uma simples recordação.

Na revivescência, além de recordar as imagens, a pessoa sente como se estivesse vivendo novamente a tragédia com todo o sofrimento que ela causou originalmente.

O transtorno então é a recorrência do sofrimento original de um trauma, que, além do próprio sofrimento é desencadeante também de alterações neurofisiológicas e mentais.

Reação normal a uma quantidade anormal de estresse

A primeira resposta ao trauma é o choque. A pessoa se sente vulnerável, apresenta sentimentos intensos de impotência, medo, distúrbios do sono, humor, sensações iminentes, e novas possibilidades de outras intercorrências traumáticas, etc.

Normalmente tais sintomas tendem a desaparecer em alguns dias ou semanas, na medida em que a pessoa reprocesse o evento traumático. Quando isto não acontece, e os sintomas perduram, desenvolve-se o ESTRESSE pós Traumático, então, faz–se necessário a ajuda de um Psicólogo para ressignificar o evento traumático restabelecendo o equilíbrio físico e emocional.

Como diz a frase famosa:

[quotes style=”classic” align=”center” author=””]A dor é inevitável, o sofrimento é opcional.[/quotes]

JÁ VIU?