BLOG

Dor discogênica lombar e radiofrequência

Esta sendo publicado neste mês na revista oficial da Sociedade Americana de Médicos Intervencionistas em Dor- ASIPP , um trabalho desenvolvido no Singular-Centro de Controle da Dor, Campinas, apresentado por mim em Washington no último mês. O trabalho foi enviado como pôster e selecionado pela comissão organizadora para ser apresentado também como tema livre.

Neste trabalho, apresentamos os resultados satisfatórios e animadores de 26 pacientes que sofriam de  dor discogênica lombar (assunto para outro post!) quando submetidos a radiofrequência pulsátil em dois pontos da coluna lombar: os gânglios das raízes dorsais de L2.Dr Charles Oliveira apresenta poster em Washington em 2010

Este trabalho nos revelou que medidas pouco invasivas como esta, de risco mínimo, realizadas em pacientes acordados sob sedação leve, podem reduzir em muito as dores destes pacientes, possibilitando um momento novo para eles. Este é o momento de arregaçar as mangas e colocar em prática uma rotina de atividade física, o que faz perdurar a melhora inicial alcançada pelo procedimento médico.

Confira o poster no site Singular.

 

Revisado em 30 de junho de 2016

JÁ VIU?