BLOG

livros_filmes

Dor crônica em filme e livro

Esperamos que tenham aproveitado muito as férias de verão. Sol, praia, sítio, descanso, continuando nesse clima veranil mais “light” e tranquilo, sugerimos para seu fim de semana: um filme, um documentário e um livro sobre o tema dor crônica.

Filme

CAKE – Uma Razão para Viver

Cotado como concorrente ao Oscar de 2015, este filme conta a história de Claire Simmons (Jennifer Aniston) é uma mulher traumatizada e depressiva, viciada em remédios, que busca ajuda em um grupo para pessoas com dores crônicas. Lá, ela fica obcecada pela história do suicídio de um dos membros do grupo, Nina (Anna Kendrick) e começa a investigar a sua vida. Aos poucos, começa a desenvolver uma relação inesperada com o ex-marido de Nina, Roy (Sam Worthington).

Documentário

PAIN MATTERS (A Dor Importa)
Filmado pela Discovery Channel, explora o tema da dor crônica que afeta mais adultos americanos que o câncer, doença cardíaca e diabetes combinados. O filme cita a teoria dos Institutos de Medicina dos Estados Unidos, que tamanha prevalência da dor crônica comprova que não recebe controle nem tratamento adequado. Investiga e define suas características, seu impacto nas pessoas e na sociedade, e como será o controle da dor no futuro. Fala dessas questões mediante as histórias de seis pessoas convivendo com a dor crônica, incluindo um veterano da marinha americana e um jogador profissional de hóquei. O documentário ressalta a complexidade da dor crônica e como isto dificulta sua medição e a criação de planos de tratamento eficazes com foco individual. Assista no link a seguir.

Documentário Pain Matters

Livro

BATTLE FOR GRACE
A história é da própria autora, Cynthia Toussaint, que sofre uma lesão durante um ensaio de balé, o que acaba com sua carreira e seus sonhos. A lesão leva Toussaint a desenvolver uma condição crônica que os médicos não conseguem diagnosticar. Finalmente, após 13 anos é diagnosticada com SDCR, que acaba desenvolvendo para uma fibromialgia e uma síndrome de fadiga crônica. Fica sem conseguiu falar por cinco anos e sem sair da cama por dez. Além da dor física, ainda tem de lidar com a companhia de seguros que afirma que é tudo na cabeça dela. Mesmo em uma cadeira de rodas, Toussaint luta em defesa de questões de dor crônica na legislatura do estado de Califórnia e cria uma ONG For Grace, que ajuda mulheres com dor. A história dela foi contada no documentário “Pain Matters” da Discovery Channel.

Link para sinopse e e-book

 

JÁ VIU?