BLOG

Desafio para a prática do exercício físico regular

O post da semana passada sobre exercícios físicos gerou muitos acessos e também muitos questionamentos. Hoje vou compartilhar uma experiência pessoal e lhes propôr um desafio.

Em 2005, para melhorar meu desempenho em corridas, me foi sugerido a prática de musculação para ter uma musculatura mais resistente e eficiente. Tenho de ser franco e assumir aqui que exercícios em academia, em ambientes fechados nunca me entusiasmaram. Foi então com a ajuda de um personal trainer (Rossi- equipe Life Runners Divinópolis) e da assessoria esportiva da Findyourself que estabeleci as minhas metas e juntos desenvolvemos um plano progressivo de corridas de curta e média distância. Assim obtive o estímulo para fazer musculação conforme foi recomendado.

No princípio, completar provas de 10 quilômetros eram um sacrifício enorme…mas, com o tempo elas não me desafiavam mais e passei para provas maiores, de 21km. Fiz várias delas, sendo a meia-maratona do Rio a minha favorita.

Em 2007, coloquei um objetivo ainda maior. Durante 5 meses me preparei com afinco para fazer uma maratona. Elegi Paris como local de férias e do meu desafio.

Comecei a me preparar. Realizava treinos de musculação e corridas quase que diários nos dias de semana e corridas progressivas de longa distância aos finais de semana. Tudo sob supervisão de um orientador físico. Em maio de 2008 completei minha primeira maratona em 4h48min, dentro da minha meta: correr todo o tempo e não chegar exausto.

A importância da prática regular de exercícios físicos  já foi mostrada em inúmeros trabalhos publicados. Mais importante que  o tempo dispendido nesta atividade é a regularidade. Sem dúvida, pessoas que praticam regularmente exercícios e dedicam mais tempo, terão benefícios maiores.

Hoje, com filhos gêmeos de quase 4 anos e trabalhando bastante, tenho corrido 4km, 3 vezes por semana, o que para meu organismo é insuficiente.

Então convido a todos, através de metas tangíveis, transformarem gordura branca em gordura marron.  E o meu desafio esta aqui publicamente assumido: até dezembro de 2012 farei uma prova entre 18 Km (volta da Pampulha) e 21Km (meia-maratona).

Carol Zerbini (personal trainer Bodytech-Campinas), Luis Fernando ( assessoria esportiva Findyourself), Rodrigo Vasconcelos (fisioterapêuta Singular e Instituto Wilson Mello) e Lígia Valim (nutricionista): esse desafio é também de vocês!

E você? Qual é o seu desafio em 2012???

Compartilhe sua experiência conosco!

JÁ VIU?