BLOG

Como a termografia detecta o câncer de mama e outras doenças?

A termografia é feita mediante uma câmera de alta resolução com software sofisticado acoplado que mede o calor (radiação infravermelha) que nossa pele emite constantemente.

Primeiro é necessário entender nossa pele, que é o maior órgão do corpo humano. Uma das suas funções mais importantes é de regular a temperatura do corpo. Controla a quantidade de circulação, ou seja, fluxo do sangue, na pele. Quando faz calor, os vasos sanguíneos expandem, o que permite que o calor escape pela pele. Então, começamos a suar.

Por outro lado, quando faz frio e precisamos manter o corpo aquecido, os vasos constringem e não deixam escapar tanto calor e suamos menos. Isto é chamado de termoregulação, fenômeno que ocorre sem pensar e que é controlado pelo sistema nervoso autônomo.

Isto pode ajudar a melhor entender o fundamento da termografia. O corpo que está funcionando normalmente é termicamente simétrico; portanto, assimetrias podem ser um indício de problemas.

Sabe-se, por exemplo, que é sempre maior a atividade vascular e química em tecido pré-canceroso (também em tecido inflamado) e a área circundante a um câncer em desenvolvimento do que em tecido saudável. Tumores precisam de nutrientes para crescer e na busca dos mesmos, aumentam a circulação para suas células mantendo aberto os vasos sanguíneos existentes, abrem vasos dormentes e criam novos (neoangiogênese).

A câmera digital termográfica mede a temperatura da superfície da pele e dessa informação é gerada uma imagem digitalizada. O termograma consiste de pixels individuais com cada um representando uma medida exata da temperatura com precisão de 0,01º C. Pode-se dizer que é um mapa colorido ou mapeamento térmico da superfície da sua pele.

As cores diferentes indicam um aumento ou redução na radiação infravermelha emitida pela superfície da pele. Assimetrias anormais sutis podem ser facilmente identificadas uma vez que tecido saudável e normal apresenta simetria.

A termografia é uma ferramenta muito útil na prevenção de doenças já que poderá detectar qualquer anormalidade na simetria térmica do corpo.

JÁ VIU?