BLOG

postura_colunadesal

BOA POSTURA PROTEGE A COLUNA DAS DOENÇAS DIGITAIS

Revisado em 13/04/2017

Seu corpo merece atenção. Quem já sofreu com dores na coluna sabe das vantagens de treinar uma boa postura e de praticar exercícios regularmente. A vida moderna não facilita muito para manter uma boa postura, ereta e saudável e a má postura causa vários problemas na coluna devido às sobrecargas sofridas pelos ossos, músculos e articulações durante as atividades diárias, causando dores e lesões.

Naturalmente, com o envelhecimento surgem doenças como a osteoporose (enfraquecimento dos ossos) e a osteoartrite (desgaste da cartilagem nas juntas), muitas vezes devido à má postura, mas, hoje estamos vendo cada vez mais crianças e jovens com desgaste precoce da coluna e com dores devido ao uso do computador, smartphone e outros aparelhos digitais.

Desde a infância começa o hábito de encurvar as costas com a cabeça pendendo para baixo para olhar a tela na mão. A consequência disso é a perda da curva natural da cervical e o desgaste precoce da coluna. Kenneth Hansraj, autor de um estudo…, cunhou o termo “pescoço de texto” para descrever esta condição que resulta do uso do smartphone por horas a fio na mesma posição.

Mas, as doenças digitais, não são a única causa da postura incorreta — a falta de atividade física também contribui para a postura incorreta, o que torna inevitável a dor na coluna.

Cuidados básicos

  • Corrigir a postura (deitada, sentada, ou em pé) é o principal meio de prevenção
    porque, quando a coluna é continuamente sujeita a sobrecargas e excessos, o alinhamento ideal das curvaturas normais da coluna—cervical (pescoço), torácica (peito) e lombar (parte baixa das costas)–começa a sofrer alterações.

 

Isto pode assinalar o início de um efeito dominó: o desalinhamento da coluna por tempo prolongado pode levar a desvios posturais, causando enrijecimento vertebral e encurtamento dos músculos que, por sua vez, leva ao uso incorreto de outras estruturas de suporte. Esse processo todo, que teve início lá atrás com a má postura, pode resultar em dores fortes e desagradáveis.

  • Alongar e fortalecer os músculos em torno da coluna para melhor cumprir a  função deles de suporte à coluna. Músculos bem condicionados são menos vulneráveis ao processo de desgaste e à possibilidade de lesão, e assim, mais capaz de manter a coluna na sua posição correta.

Resumindo, junto com um bom condicionamento físico, a melhor forma de proteger sua coluna é dedicar tempo para conhecer melhor seu corpo e sua postura…afinal VOCÊ merece e sua COLUNA agradece!

Teste rápido de postura em pé

  1. Encoste-se numa parede. Cabeça, ombros e nádegas devem estar em contato com a parede. Posicione os calcanhares a uma distância de 5 a 10 cm da parede.
  2. Coloque a mão espalmada contra a parede na curva da região lombar–o espaço entre suas costas e a parede deve ser mais ou menos da espessura de sua mão.
  3. Se os espaços entre a parede e as curvas da coluna são grandes ou pequenas demais, sua coluna não está com o alinhamento ideal.

 

 

JÁ VIU?