BLOG

dr_charles_oliveira_alongamento_muscular

AVALIAÇÃO FUNCIONAL PARA ARTROSE DE JOELHO

Durante as próximas semanas faremos uma série de posts sobre as dores e condições que são queixas comuns entre as mulheres nos consultórios de dor. A artrose de joelho é uma das principais. Hoje convidamos Hugo Yudi Miyasava, especialista em fisioterapia do esporte, para compartilhar conosco suas informações sobre esta campeã de dor e a importância da avaliação funcional em tomadas de decisão sobre possíveis tratamentos.

AVALIAÇÃO FUNCIONAL PARA ARTROSE DE JOELHOS

INTRODUÇÃO
Segundo a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (1), a principal causa de dores e disfunção do joelho é a artrite. As principais formas de artrite são: Osteoartrose (Figura 1), Artrite Reumatóide e Artrose Pós-Traumática.

mundo_sem_dor_artrose_joelhos_fig1

Figura 1 – Fonte: http://orthoinfo.aaos.org/topic.cfm?topic=A00751

Quais são as apresentações clínicas de uma artrose?

– Rigidez Articular
– Deformidades em Varo ou Valgo (Figura 2), que aparecem com o passar do tempo.

deformidades joelho

Figura 2.

– Dores noturnas no joelho
– Dores no joelho nos movimentos de impacto como caminhadas em terrenos irregulares, subir ou descer escadas.

CAUSAS
A Osteoartrose tem como causa o desgaste articular que ocorre com o passar dos anos, onde a cartilagem dos joelhos se desgasta, permitindo maior atrito entre os ossos, levando como consequência deste atrito de forma repetida por anos, dores que podem ser ou não acompanhadas de rigidez do joelho.

A Artrite Reumatóide causa uma inflamação e espessamento de uma membrana que recobre a articulação. Esta inflamação ocorrendo de forma crônica, pode levar a um desgaste da cartilagem, levando com o tempo a um quadro de dor e rigidez do joelho.

A Artrose Pós-Traumática é uma consequência de lesões graves do joelho como fratura, ruptura ligamentar.

Normalmente a artrose dos joelhos é mais comum nos pacientes que praticavam algum tipo de esporte com impacto por muitos anos, pacientes obesos e sedentários podem apresentar maior probabilidade de ter artrose.

TRATAMENTO
Quais são os tratamentos indicados para Osteoartrose e Artrose Pós-Traumática? Podem ser: Medicamentos, Reabilitação com Fisioterapia, Prótese (Figura 3)? Sim. Mas como saber qual a indicação de tratamento?

mundo_sem_dor_artrose_grave_joelhos_fig3

Figura 3 – Fonte: http://orthoinfo.aaos.org/topic.cfm?topic=A00751

Caso seu primeiro contato seja com um profissional médico, ele pode requisitar exames de imagem como: Raio-X, Ressonância Magnética, Tomografia. Apenas estes exames determinam qual será o tratamento? Não. O Raio-x (Figura 4) dá uma noção de como está a estrutura óssea, o quão acometido está o joelho, mas não necessariamente um joelho com artrose tem indicação cirúrgica apenas baseado no Raio-X.

mundo_sem_dor_artose_joelhos_raiox_artrose_fig4

Figura 4 – Fonte: http://orthoinfo.aaos.org/topic.cfm?topic=A00751

Então de que forma podemos saber como devemos proceder no tratamento? Existe algum exame que possa sugerir o tratamento? Sim. A Avaliação Funcional de Joelho.

AVALIAÇÃO FUNCIONAL DO JOELHO
A Avaliação Funcional do joelho, especificamente para Artrose, se baseia em:
– Coleta da História Clínica do Paciente
– Mensuração da Amplitude de Movimento do joelho.
– Perimetria de Coxa
– Teste de Força com Dinamômetro Isométrico (Figura 5)

teste de força do joelho com dinamômetro

Figura 5 – Fonte: Imagem do Arquivo Pessoal do Autor

– Testes de Performance na caminhada
– Aplicação de Questionários Específicos (Figura 6), onde as perguntas são referentes à função do joelho do paciente e da qualidade de vida do paciente.

desenho preenchimento questionário

Figura 6

Baseado em todas estas informações, é possível elaborar uma tabela onde podemos comparar os resultados do paciente com resultados padrões que norteiam em quais resultados o paciente está bem ou em quais ele está abaixo do padrão.

Dependendo de quais resultados foram abaixo do padrão, é possível direcionar um tratamento específico para melhorar o resultado em uma avaliação futura, ou determinar que mesmo com toda uma reabilitação que não surtiu melhora do paciente, talvez uma prótese venha a melhorar a qualidade de vida deste paciente.

A Avaliação Funcional sugere quais os possíveis caminhos a seguir no tratamento, e a decisão final fica com o paciente e o médico.

Quer saber mais sobre a avaliação funcional de joelho?
Envie um email para: fthugomiyasava@gmail.com

Autor: Hugo Yudi Miyasava – Fisioterapeuta Especialista em Fisioterapia do Esporte

minibio fisioterapeuta Hugo Miyasava

 

REFERÊNCIAS:

1 – http://orthoinfo.aaos.org/topic.cfm?topic=A00751

JÁ VIU?