BLOG

mundosemdor_dor_joelho_artrose

ARTROSE NO JOELHO: FANTASMA APÓS OS 40

Ganho de peso aumenta artrose e número de próteses no joelho

Vamos falar hoje sobre artrose dos joelhos, a doença articular mais comum que afeta o homem em todo o mundo.

Um estudo realizado com mais de 225 mil pessoas na Noruega, publicado na revista Osteoarthritis and Cartilage, 2014 com o título “Ganho de peso aumenta artrose e o número de próteses de joelho” traz-nos uma informação muito impactante: jovens obesos tem maior probabilidade de serem submetidos a prótese total de joelho que as pessoas de idade superior que se tornaram obesos.

Não é novidade que excesso de peso, herança genética e maus hábitos de vida, como consumo regular de álcool e cigarro, contribuem para o surgimento da artrose do joelho.

Estatisticamente, por sexo, acomete duas mulheres para cada homem, sendo curioso ser mais prevalente no joelho direito dos homens e não haver diferença de lados nos joelhos das mulheres.

E qual a grande revelação deste estudo com mais de 225 mil voluntários?

Ficou confirmado que as pessoas do grupo da faixa etária entre 30 e 40 anos com aumento de peso neste período (Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30), tiveram que ser submetidas mais frequentemente a intervenção de próteses total de joelho.

E os impactos com relação ao excesso de peso quando criança? E na adolescência? Este estudo revelou que homens com menos de 20 anos em uma primeira análise, tiveram um aumento de 26% na probabilidade de serem submetidos a prótese total de joelho a cada 5kg de peso ganho, e em mulheres o aumento correspondente foi de 43%.

Hoje, a questão do ganho de peso já se tornou um problema para a gestão de saúde pública. Mas esse assunto merece ser abordado com mais profundidade em outro artigo justamente por envolver questões de ordem comportamental e costumes culturais.

Continuando a linha da pesquisa: já as pessoas que tiveram aumento de peso para um IMC acima de 30 depois dos 40 anos de idade não tiveram aumento significativo no número das próteses.

A provável justificativa para esse achado deve ser a exposição da cartilagem do joelho do jovem a uma maior tensão, por maior tempo, quando comparado às pessoas de meia idade ou idosos.

Como prevenir

O melhor remédio para evitar uma artrose de joelhos e uma prótese é a prevenção e o controle do peso, principalmente enquanto jovens, é uma ferramenta valiosa.

Para finalizar, você já calculou seu IMC? Para isso use a seguinte fórmula.

formula de IMC - Indice de Massa Corporal

Assim, por exemplo, um paciente que mede 1,60 metros e pesa 100 quilos terá um IMC de aproximadamente 39.

classificação da obesidade por grau

fonte:

referencia artigo sobre relação ganho de peso com osteoartrite

Osteoarthritis and Cartilage 22 (2014) 652-658

Weight gain and the risk of knee replacement due to primary osteoarthritis. A population based, prospective cohort study of 225.908 individuals. H. Apoldy e cols.

 

 

JÁ VIU?