BLOG

msd_ajudando_amigo_com_cancer

6 dicas de como mostrar seu apoio para alguém diagnosticado com câncer

Achar palavras pode ser difícil

Muitas vezes ao saber que um familiar ou amigo foi diagnosticado com câncer ou que está passando por tratamento oncológico, podemos ficar sem palavras por alguns momentos. Reunimos aqui algumas frases curtas para demonstrar como podemos manifestar nosso apoio ao paciente, deixando-o à vontade nas interações sem forçar nem direcionar a conversa.

1) “Pensando em você!”
Mensagem simples que não exige resposta. Verbalizado ou enviado via SMS, e-mail, Facebook ou outra meio digital, deixe a outra pessoa saber que você está pensando nela e que tem seu apoio mesmo se não estiver perto no momento. Não espere resposta.

2) “Posso ajudar nisso.”

Não pergunte se pode ajudar. Faça. Pegue a lista de compras de supermercado da pessoa e vá comprar. Ofereça uma carona até o hospital ou para buscar os medicamentos na farmácia. Mostre seu apoio com ações – mesmo sendo pequenas coisas.

3) “Em que você está pensando hoje?”
Quando você faz esta pergunta, coloca o foco nas necessidades do outro, abre espaço para ele/a iniciar uma conversa sobre qualquer coisa, desde seu tratamento até algo totalmente alheio à doença, caso sinta vontade de não falar mais em coisas de câncer por alguns minutos. Ouça com atenção.

4) “Sobre o que você NÃO quer falar?”
Com isso, você consegue evitar momentos constrangedores nas conversas por deixar o outro estabelecer o limite, indicar sobre quais assuntos prefere não falar.

5) “Isto me aconteceu hoje…”
Pode falar de si mesmo — na hora certa, é claro — e compartilhar suas notícias. Só porque a pessoa está doente não quer dizer que você tem de evitar falar de si. Seu amigo/familiar certamente se interesse por você e sua vida e manter uma conversa normal pode ser uma boa maneira dele/a sentir-se em contato com a família e os amigos, um momento em que não fala só do câncer.

6) Simplesmente não diga nada
Às vezes não precisa de palavras, especialmente quando não sabe o que dizer. Pode mostrar seu apoio abraçando a pessoa, segurando sua mão ou simplesmente ficar sentado em silêncio. Deixe a pessoa tomar a iniciativa de oferecer palavras… ou silêncio.

 

JÁ VIU?