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3 Maneiras de Evitar a Recorrência da Ciática

A prevenção da ciática no dia-a-dia pode ser feita adotando estas medidas básicas:

1.Exercício regular

Faz bem para sua saúde no geral, assim como para sua coluna. Lembre-se que os músculos abdominais e espinhais inferiores são essenciais para a manutenção de uma postura correta e para o alinhamento da coluna. (clique aqui para ler post anterior sobre alinhamento da coluna)

Estes formam o conjunto chamado músculos de “core”, termo emprestado do inglês e muito usado nas academias, que literalmente significa “cerne, ou parte central”.Qualquer exercício com ênfase no “core”  foca o fortalecimento dos músculos abdominais e espinhais, como na musculação, pilates, yoga, tai chi, para citar algumas. Além de melhorar a postura e posicionar corretamente a bacia, eles promovem função respiratória harmônica e manutenção das vísceras na sua posição anatômica.

Com isso, as chances do paciente ciático sofrer uma crise ficam reduzidas.

Mas, lembre-se sempre, peça orientações ao seu médico sobre as atividades que poderá praticar.

2. Postura sentada correta

Sempre escolha cadeiras giratórias com bom suporte para as costas, em especial para a região lombar, e com descansos para os braços. Caso a coluna ainda fique com uma curva acentuada, como acontece numa lordose, por exemplo, pode-se usar uma almofada, travesseiro ou toalha enrolada para diminuir a acentuação e manter a curva natural. Também é importante manter joelhos e quadris na mesma linha horizontal, ou seja, na postura pélvica correta.

Quando for trabalhar ao computador, ajuste a cadeira de modo que seus pés estejam plantados no chão e seus braços apoiados nos descansos de braços, com os cotovelos em ângulo reto (veja post Postura ao Computador). Manter a postura visual correta também faz parte desta lista de recomendações ergonômicas que possam afastar a crise ciática. Com relação ao monitor: deve estar posicionado na linha horizontal dos seus olhos. Portanto,  nada de ficar encurvado para ler! Se você passa muitas horas em frente ao computador, faça paradas freqüentes, levante e dê uma voltinha no escritório mesmo para relaxar os músculos e aliviar a coluna. Se você que estiver lendo isso sofre de ciática, que tal fazer um teste agora mesmo? Está tudo como deve estar? Está se prevenindo?

3. Consciência da biomecânica do seu corpo

Para se ter uma coluna saudável, na hora de ficar de pé, levantar objetos pesados e dormir, é essencial que esteja consciente da sua postura e que a corrija quando necessário. Como já ressaltei em post anterior sobre as vantagens da postura correta, a postura errada força a coluna, podendo levar à fadiga e sobrecarga das estruturas dela, tais como articulações e nervos.

Se você trabalha de pé por longos períodos, use um descanso de pé. Pode ser uma caixa, banquinho, ou até um catálogo de telefone. Vá alternando, descanse um pé, depois outro. Não se esqueça também da postura visual correta, pois os olhos também agradecem! Ao assumir a postura correta, haverá alinhamento visual e pélvico.

Quando for levantar pesos, deixe que os membros inferiores façam o esforço. Levante e abaixe sem se inclinar, mantendo a coluna reta, e dobrando somente os joelhos. Mantenha o peso próximo ao corpo. Tente não levantar e girar ao mesmo tempo. Se o objeto for pesado demais ou exige esforço demasiado para para levantá-lo, faça-o em dupla.

Seguindo estas recomendações básicas, sempre com orientação médica, o paciente ciático estará se prevenindo contra a recorrência das crises.

JÁ VIU?