BLOG

mundo_sem_dor_dr_charles_oliveira_bloqueio_cirurgia_cancer_mama

TIPO DE ANESTESIA INFLUENCIA SOBREVIDA DE PACIENTE COM CÂNCER DE MAMA?

Olá leitores e leitoras,

Recebi recentemente uma pergunta feita por uma internauta, a qual transcrevo:

O tipo de anestesia pode influenciar na sobrevida de pacientes que sofrem cancer de mama?

Minha resposta: Existem escolas que fazem uma anestesia totalmente sem opióides dizendo que essas medicações diminuem a imunidade e, como consequência, estimulam a recorrência do tumor.

Já outros estudos falam que a associação de uma anestesia regional, e cito aqui o bloqueio paravertebral torácico, aumenta a sobrevida das pacientes. Trago informações de uma metanálise publicada na revista Regional Anesthesia and Pain Medicine (dez/2017) que aborda o impacto da anestesia regional na recorrência, metástase e resposta imune na cirurgia do câncer de mama.

O trabalho conclui que não há dados na literatura que suporte ou refute o bloqueio paravertebral na recorrência do câncer de mama e melhora da sobrevida. Entretanto, quando o bloqueio paravertebral é realizado, temos menores níveis inflamatórios e uma resposta imune melhor quando comparada a anestesia geral baseada em opióides.

 

Fonte:

Artigo Regional Anesthesia and Acute Pain: Impact of Regional Anesthesia on Recurrence, Metastasis, and Immune Response in Breast Cancer Surgery A Systematic Review of the Literature

Imagem: http://www.northfloridaanesthesia.com

JÁ VIU?