BLOG

woman_doing_tai_chi_on_beach

FIBROMIALGIA: DORES ALIVIADAS COM TAI CHI CHUAN

Chegando o Natal, todos começam a desacelerar do trabalho e começam a focar suas famílias e os festejos de final de ano. Muitos fazem um balanço do ano que passou e pensam nas coisas que gostariam de mudar daqui pra frente.

Um dos pontos que venho reforçando desde o início do blog é a necessidade da atividade física para se ter uma boa saúde assim como para se manter a boa saúde após qualquer tratamento.

Foi portanto interessante ler sobre um estudo publicado no New England Journal of Medicine, e que teve destaque na imprensa internacional, que mostra a eficácia da prática regular do Tai Chi no tratamento da fibromialgia.

Para quem gosta desse tipo de modalidade de atividade física, vale a pena investir.

*Tai Chi Chuan – atividade física de baixo impacto envolvendo as articulações, equilíbrio e saúde mental.

Estudo sobre Tai Chi e Fibromialgia

A investigação foi realizada no Tufts Medical Center nos EUA. 66 pacientes com fibromialgia, divididos em dois grupos, foram acompanhados durante 12 semanas.
42-21015410
Comparado com o grupo que fizeram aula de alongamento e receberam educação sobre cuidados com o bem-estar, os participantes do grupo que tiveram aula de tai chi 2 vezes por semana, e receberam um DVD para treinar 20 minutos diários em casa, mostraram uma redução mais acentuada dos sintomas da doença: dor, fadiga, funcionamento físico, insônia, e depressão.

Os participantes do grupo que praticaram tai chi tiveram melhora semanal da dor e continuaram melhor três meses depois. Para medir a dor, foi usado o Questionário de Impacto da Fibromialgia. Um-terço das pessoas desse grupo parou de usar medicamento comparado com 1/6 no grupo de alongamento.

Opinião dos especialistasDr. Chenchen Wang, reumatologista da  Tufts e chefe do estudo, atribui os resultados em tratar uma doença tão complexa como a fibromialgia aos múltiplos componentes do tai chi — físico, psicológico, social e espiritual.

Dr. Daniel Solomon, chefe de pesquisas clínicas em reumatologia no Brigham and Women’s Hospital, hospital referência em Boston, classificou os resultados como convincente, pela pesquisa ter sido muito bem executada e ainda, como mais impactante devido à continuação dos efeitos.

Alguns ainda apontaram que o fato da conceituada revista New England Journal of Medicine ter publicado o artigo mostra a importância da questão da fibromialgia.

Em contrapartida, outros especialistas disseram que o tai chi, por ser uma terapia alternativa, ainda é visto com muito ceticismo, e muitas pessoas não o aceitam, dizendo que não conseguem fazer algo tão lento e todos concordam que é necessário realizar mais pesquisas com maior número de participantes, com outros mestres de tai chi usando diferentes abordagens.

JÁ VIU?