BLOG

dr_charles_oliveira_singular_wip_miami_handson_2015

O Papel da Ultrassonografia na Coluna Cervical – tema de aula no Miami Hands-on 2015 do WIP

O tema da minha aula no Hands-on Workshop do World Institute of Pain em Miami nesta quarta-feira, 02 de dezembro, 2015: “O Papel da Ultrassonografia em Procedimentos na Coluna Cervical”.

Nela ressaltei o uso crescente da ultrassonografia para guiar procedimentos intervencionistas e suas vantagens: faz imagens sem envolvimento da radiação ionizante, permite ver as estruturas como nervos e vasos e assim evitá-los, produz imagens dinâmicas e é portátil. Também abordei suas limitações e quatro bloqueios comuns na região cervical da coluna, sendo eles o bloqueio do ramo médio cervical, da raiz nervosa, do gânglio estrelado e nervo occipital.

De tanta demanda, nos EUA, onde já é uma realidade comum, houve um aumento no número de solicitações para ultrassonografistas em dor levando um dos autores de grande relevância, Dr. Samer Narouze, a publicar um artigo na revista científica Regional Anesthesia e Pain Medicine de junho/2013, enfatizando a priorização da qualidade acima da quantidade.

É uma grande tecnologia que atualmente soma com a fluoroscopia (que continua sendo o padrão-ouro) para guiar as técnicas intervencionistas. Em algumas técnicas, a US pode ser utilizada sozinha, em algumas, em conjunção com a fluoro e em outras é melhor somente a fluoro.

Por enquanto, continuamos aqui em Miami nesta troca de ensino e aprendizagem com pessoas de toda parte do mundo, com aulas em inglês e espanhol, neste workshop idealizado pelo Singular que hoje conta com a parceria do WIP e da SOBRAMID, assim como a WAPMU. A companhia não poderia ser melhor — meus sócios do Singular-Campinas, Drs. Fabrício Assis e André Mansano, e o expert ultrassonografista em dor, Dr. Thiago Nouer do Hosp. Albert Einstein-SP, além de outros queridos e estimados colegas.

Dr Charles Oliveira Ultrassom na Coluna Cervical

JÁ VIU?