BLOG

mundo_sem_dor_dr_charles_oliveira_dra_andrea_trescot_iv_congresso_sobramid (5)

NOVIDADES EM TRATAMENTO DE DOR NO CONGRESSO SOBRAMID

Evento reuniu referências em dor nacionais e internacionais para falar de atualizações e avanços

Mais de 220 profissionais de dor de todo Brasil, 13 palestrantes internacionais, referências nacionais e internacionais na área de dor, reuniram para o IV Congresso da Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor (Sobramid), de 07 a 09 julho, na cidade de Campinas-SP onde debateram e discutiram temas e técnicas, trocaram experiências, participaram de atividades práticas e atualizaram seus conhecimentos no tratamento de dor.

[Vídeoclipe – momentos dos “lives” transmitidos pelo Dr. Charles durante o evento]

O congresso foi destaque em vários jornais e nos principais canais de televisão. E não foi por menos. A grade científica do evento contou com mais de 50 atividades para os médicos, nove cirurgias, e apresentações dos conhecimentos e equipamentos mais recentes na área da dor, inclusive o lançamento de um neuromodulador sem fio de fabricação americana. No fim, os pacientes são os principais beneficiários dos novos conhecimentos que esses médicos levam do congresso para suas regiões.

Galeria – fotos e vídeos IV Congresso Sobramid: 

A palestra de encerramento, sobre Dor Social, foi dada pelo senador Eduardo Amorim, também anestesiologista especializado em dor. Os especialistas reunidos concordam que é urgente facilitar ao público, pelo SUS, o acesso a analgésicos ou a atendimento em centros multidisciplinares de tratamento de dor. Na semana seguinte ao evento, o senador Amorim, em pronunciamento no senado, destacou o encontro.

[Videoclipe – pronunciamento senador Eduardo Amorim sobre 4º congresso Sobramid]

Pontos de destaque:

#Tecnologias inovadoras no tratamento da dor crônica

Stimwave, neuromodulador que usa tecnologia sem fio (não precisa de implante de bateria). Trata dor que resiste aos tratamentos convencionais; tem indicação na dor crônica de coluna, dores neuropáticas, e dores pós cirurgia de coluna. Ajuda a diminuir o uso de medicações, entre outras vantagens.
L-disq, dispositivo de origem sul-coreana usado  no tratamento de hérnia de disco.

#Primeiro mapeamento da dor crônica no Brasil: 37% da população sofre do mal

Conduzido ao longo de 1 ano (2015-2016) pelo IBGE com apoio da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED), 919 pessoas de diversos estados foram entrevistadas para o primeiro estudo de prevalência de dor no Brasil. O mapa da dor crônica (dor que persiste por mais de 3 meses) é dividido por região e sexo. Fonte: Estudo: “Chronic pain prevalence, characteristics and disability: first Brazil population-based nationwide study”

É importante pontuar que, quando a dor da queixa original não é tratada adequadamente, há maior risco de se tornar crônica; a dor crônica passa a ser uma doença em si, com desdobramentos como estresse, depressão, ansiedade e insônia, entre outros.

Em entrevista para o jornal “O Globo”, o chefe da pesquisa, diretor científico da (SBED), e agora sucessor do Dr. Charles Oliveira na presidência da Sobramid, Dr. Paulo Renato Fonseca diz sobre a dor crônica, “O tratamento oferecido nesses casos é variado e multidisciplinar. Ou seja, envolve profissionais de diferentes áreas, trabalhando em conjunto para garantir mais qualidade de vida.” (link para artigo)

#Plano de saúde inova – liberação pelo convênio

Um plano de saúde do estado do Espírito Santo viu a diminuição de próteses e cirurgias depois que liberou tratamentos em clínica de dor – caiu em 90% as cirurgias. Assista à conversa com Dr. Walter Dalla Bernardina, ortopedista e dono do plano de saúde:

Singular

O primeiro implante do microestimulador Stimwave em um paciente no Brasil foi feito em um workshop pré-congresso pelo Dr. Charles em sua clínica Singular. O Singular foi o primeiro centro de dor na América Latina credenciado pelo Instituto Mundial da Dor (WIP) e quando se trata de pioneirismo em dor no Brasil, é referência.

Depois de um congresso dessa relevância, resta-nos acompanhar a movimentação de todos os envolvidos, inclusive da sociedade civil, para melhorar o tratamento de dor com a facilitação do acesso a analgésicos e tratamentos em centros de dor.

 

SUGERIMOS...