BLOG

mundo_sem_dor_dr_charles_oliveira_congresso_ins_rio_2018

Novidades Congresso Internacional de Neuromodulação no Rio

Médicos falam sobre a “Psicocirurgia” e simulador de implante no I Congresso Interino de Neuromodulação da INS

Como de costume, Dr. Charles procura compartilhar com os leitores o que ele ouve e vê de interesse público nos eventos médicos em que participa. Desta vez, do dia 08 a 11 de agosto, ele esteve no Rio de Janeiro, no I Congresso Interino da International Neuromodulation Society (INS), organizado  em conjunto com o capítulo nacional da entidade –a Sociedade Brasileira de Neuromodulação (SBNM), e de lá, além de dar aulas, gravou alguns dos pontos altos.

Suas duas aulas foram sobre os temas: “Implantes de eletrodos de estimulação medular percutâneos” e “Estimulação dos nervos periféricos guiado por ultrassom”. Com a neuromodulação

E só para vocês saberem se não puderem ver o vídeo agora, a transmissão live foi do seu bate-papo com os neurocirurgiões funcionais: Dr. Ledismar José da Silva e Dr. Tiago Freitas.

Dr. Ledismar é professor da PUC-Goiás e faz suas cirurgias no Instituto de Neurologia de Goiânia. Ele fala sobre a Neurocirurgia das Desordens Psiquiátricas, mais conhecida como a “Psicocirurgia”, área ainda pouco divulgada no Brasil.

E você já conhecia esta área da neurocirurgia que trata distúrbios psiquiátricos que não respondem aos tratamentos existentes?

A pedido do MSD, Dr. Ledismar gentilmente forneceu mais informações sobre a cirurgia, que disponibilizamos no post:
O que é Neurocirurgia das Desordens Psiquiátricas?

Esta possibilidade terapêutica tem diversas aplicações, mas ainda precisa ser melhor divulgado entre os psiquiatras, profissionais de saúde e sociedade.

Dr. Tiago foi presidente da Sociedade Brasileira de Neuromodulação e atua no Neurocentro/INDOR, Brasília. Ele mostra um simulador que imita a consistência da pele humana e que permite treinar o implante dos eletrodos em bonecos de estudo. Esta novidade é útil no treinamento de médicos que querem aprimorar sua técnica de implantação dos eletrodos, nos procedimentos que estimulam os nervos (neuroestimulação), um dos tratamentos para dor crônica.

Afinal, quem não quer um médico habilidoso na hora do implante de um condutor de eletricidade no corpo?!

imagens do congresso de neuromodulaçao: simulador de implante de eletrodos neuroestimuladores

Gostou? Ajude-nos a passar as informações. Comente, compartilhe. Obrigado!

 

 

JÁ VIU?