BLOG

mundo_sem_dor_dr_charles_oliveira_bloqueio_peridural_tratamento_hernia_de_disco

Hérnia de disco:tratamento com bloqueio peridural transforaminal

Guiado por raio-X, bloqueio peridural uma opção segura no tratamento de dor de hérnia de disco

Sofre de hérnia e disco, sua dor já foi tratada mas continua? Sempre tem crise e cansou de tomar remédios – busca alívio de dor por tempo maior? Estes são alguns cenários em que o médico intervencionista da dor indica o tratamento com bloqueio peridural guiado por raio-X, em ambiente clínico sem internação hospitalar.

Sintomas

Dores localizadas, dores irradiantes para pernas ou braços, formigamento (parestesia), dormência nos membros ou torcicolo, e nos casos mais graves, pode-se sentir perda de força, espasmos nos músculos e reflexos hiperativos.

Tratamento

O tratamento conservador consiste de medicamentos –entre eles anti-inflamatórios e analgésicos opiáceos (alívio curto prazo), repouso e fisioterapia.

A técnica intervencionista mais usada para o controle da dor de hérnia discal é o bloqueio peridural transforaminal, com efeito analgésico maior que a analgesia oral. O médico de dor injeta anestésico local e anti-inflamatório (corticóide) junto da raiz nervosa ou estrutura nervosa que está sendo comprimida pelo disco intervertebral herniado. Seu efeito dura de 21 a 28 dias, tempo para desinflamar e instituir a reabilitação física. Ajuda a reduzir:
– a ingestão de medicamentos
– a dor dos sintomas
– as indicações para cirurgia (discectomia)
– dias perdidos de trabalho

Com a dor controlada e a melhora dos sintomas, o paciente consegue prosseguir com a fisioterapia, os treinos de mudança postural e outras terapias indicadas para a condição.

Bloqueio peridural transforaminal. Injeção de anestésico local e anti-inflamatório (corticóide) junto da raiz nervosa que está sendo comprimida pelo disco intervertebral herniado.

Abordagem transforaminal. O intervencionista em dor, guiado por raio-X, posiciona a agulha no espaço bem próximo da raiz nervosa/estrutura nervosa que está causando a dor e injeta analgésico e anti-inflamatório.

Confira o vídeo.

Para infiltrar o nervo, além da abordagem transforaminal, o médico intervencionista também pode usar uma abordagem interlaminar ou caudal.

Abordagem interlaminar. Mesma abordagem usada pelos anestesiologistas para fazer uma peridural (como em uma cesariana), porém a agulha é guiada por raio-X e não feita às cegas, o que permite a realização de um bloqueio mais seguro e mais preciso.

Abordagem caudal.

Bloqueio peridural contraindicado para hérnia extrusa.

SUGERIMOS...