BLOG

ESCADA ANALGÉSICA DA DOR DO CÂNCER (OMS)

Escada de Tratamento da Dor recomendada pela Organização Mundial da Saúde

Esta é uma adaptação da escada analgésica de três degraus recomendado pela OMS para a dor do cancer.  Há aproximadamente 30 anos, a OMS decretou a dor do câncer uma “emergência médica mundial”, então onde estamos hoje? 50% dos pacientes com câncer ainda sofrem dor desnecessária – não somente a dor física como também a psicossocial e espiritual.

Para abordar a dor nas sua várias facetas, é necessário uma abordagem multidisciplinar. Com o objetivo de melhor controle da dor, é indicado que o paciente seja atendido por uma equipe de especialistas de diferentes áreas, cada um contribuindo com a sua visão e comunicando entre si.

Em cidades menores, esta equipe pode consistir de um médico especialista em dor, enfermeira, fisioterapeuta e psicólogo, enquanto em cidades maiores, ainda pode contar com médico intervencionista da dor, neurologista, ortopedista e psiquiatra. A variação na formação da equipe depende também da causa da dor.

Para que o controle da dor funcione, é preciso que o paciente participe ativamente no tratamento, se informe sobre sua doença e tente retomar a sua rotina cotidiana dentro do que for possível para ele/a.

JÁ VIU?