Efeito chicote

9 fev

Lesão em Chicote da Coluna Cervical

É o nome dado a uma lesão dos tecidos moles do pescoço. Geralmente é causada por uma extensão e flexão repentina do pescoço — um movimento rápido para frente e para trás. Por ser tão repentino, não dá tempo para o desencadeamento dos reflexos musculares normais de proteção. Este movimento súbito obriga a coluna a realizar um movimento anormal, e neste processo pode danificar os tecidos moles que mantêm a coluna estável (ligamentos, facetas, músculos).

É uma lesão relativamente comum que freqüentemente, por falta de conhecimento sobre a condição, não é levado a sério nem tratado.

Causas

Comumente, as lesões traumáticas da coluna cervical provêm de lesões dos discos intervertebrais, facetas e tecidos moles da coluna.

Lesão em chicote se refere a uma variedade de lesões cervicais associadas a torções súbitas do pescoço. Muitas ocorrem devido a colisões de carro, ex.: uma batida no traseiro do carro que, muitas vezes, pode causar trauma das articulações intervertebrais, discos, ligamentos, músculos cervicais e raízes nervosas.

efeito chicote na prática das artes marciais

 

Outras causas comuns são:
- lesão sofrida durante práticas esportivas
ex.: nos esportes de contato;

- golpe acidental ou intencional à cabeça;

- queda de uma altura
ex. no trabalho, de uma escada ou ao cair de um cavalo;
- LER do pescoço
ex.: segurar o telefone com o pescoço;
- abuso infantil
ex. batendo ou sacudindo uma criança.

Sintomas

Sintomas mais comuns dores de cabeça na região cervical e rigidez no pescoço e região posterior da cabeça.
Outros sintomas Dor nos ombros, braços e entre as omoplatas; fraqueza nos braços; tonteira; problemas visuais; fadiga; zumbido no ouvido; perda de memória ou concentração; músculos doloridos; lesão ligamentar; distúrbios de sono; dor lombar; perda de equilíbrio; perda do movimento do pescoço; dificuldade para engolir; dor na mandíbula.

Na maioria dos casos, os sintomas costumam desaparecer depois de 2 a 4 semanas. No entanto, se persistirem ou piorarem depois de 6 a 8 semanas, pode ser motivo para se fazer mais radiografias ou outros testes diagnósticos.

Diagnóstico e Tratamento

Para se chegar ao diagnóstico, são analisados o histórico da lesão e o relato dos sintomas pelo paciente . Quando existe a possibilidade de fratura ou deslocamento da coluna cervical, é indicado a realização de um raio-X. Imagens de ressonância magnética ou de tomografia computadorizada são indicadas para detecção das lesões dos tecidos moles.

1ª linha de tratamento colar cervical macio por 2 a 3 semanas
2ª linha de tratamento calor para aliviar a tensão muscular e a dor; medicações analgésicas, inclusive AINEs e inibidores de ciclooxigenase 2; relaxantes musculares; exercícios de movimentação; fisioterapia; bolsa de gelo e similares

Síndrome de Lesão em Chicote

Em alguns casos, pacientes com lesão em chicote continuam a desenvolver sintomas mesmo depois do trauma.

Quando isto ocorre, é chamado de síndrome de chicote e é acompanhada de dores de cabeça contínuas e dor, movimento limitado na nuca, formigamento nos braços, dores lombares, fadiga, distúrbios de sono e libido diminuído.

Após a lesão, se o paciente desenvolver sintomas psicossociais como depressão, raiva, frustração, ansiedade, estresse, dependência de medicamentos, ou isolamento social, recomenda-se o tratamento da condição emocional, pois, compreendendo que tem chance de sucesso na recuperação ele/a pode reduzir as chances de ter sintomas crônicos e desenvolver a síndrome.

Revisado em 28/05/2013

 

Sintomas mais comuns dores de cabeça na região cervical e rigidez no pescoço e região posterior da cabeça.
Outros sintomas Dor nos ombros, braços e entre as omoplatas; fraqueza nos braços; tonteira; problemas com visão; fadiga; zumbido no ouvido; perda de memória ou concentração; músculos doloridos; lesão ligamentar; distúrbios de sono; dor lombar; perda de equilíbrio; perda do movimento do pescoço; dificuldade para engolir; dor na mandíbula.

  • mundosemdor

    Prezado Carlos, pode ser algo agudo como uma noite mal dormida, uma manifestação de hérnia discal, um osteófito tocando a raiz. Enfim, merece uma avaliação.

  • mundosemdor

    Camila, febre persistente é sempre um motivo de preocupação. Se está persistente, sugiro que procure uma unidade de internação hospitalar para que evoluam na propedêutica de seu caso.

  • mundosemdor

    Cara Leidy, seu caso deve ser acompanhado pelo otorrinolaringologista/cirurgião de cabeça e pescoço. Se causas orgânicas ficarem completamente descartadas, seria importante então a avaliação de um psicólogo e/ou psiquiatra.

  • mundosemdor

    Prezada Lanna, a primeira providência é passar em consulta com um neurologista. Dores no pescoço após convulsão são normais e devem melhorar em breve.

  • mundosemdor

    Pelo que diz, parece ser dor miofascial. Até eu responder isso, já deve ter melhorado. Rsrsrs. Analgésicos, antiinflamatórios, compressa de água quente, fisioterapia, infiltração dos pontos gatilhos com anestésico local constituem os procedimentos indicados.

  • mundosemdor

    Prezado Rafael, gostaria muito de poder ajudar as pessoas mais do que faço.O blog tem intuito informativo e não de consultas e orientações individualizadas.
    A orientação correta tem origem em um bom exame físico para firmar um bom diagnóstico e solicitar exames complementares quando necessário.

  • mundosemdor

    Carmen, desde uma dor muscular vulgarmente conhecida por torcicolo até uma irritação de uma raíz nervosa como o que ocorre com as hérnias de disco cervical. Existem outros diagnósticos diferenciais possíveis sendo que apresentei os dois mais importantes.

  • mundosemdor

    Viviane, nesses casos o exame físico é fundamental. Sugiro que passe em consulta médica.

  • Flávio

    Olá Gilmar. Li o seu relato e também estou com o mesmo sintoma. Me informe se o “estalo” ainda continua ou so que fez para eliminar. Obrigado

  • mundosemdor

    Um dos diagnósticos diferenciais é lesão do chicote. Procure um especialista para lhe avaliar.

  • mundosemdor

    Karoline, você precisa fazer reforço da musculatura do ombro sob supervisão de um fisioterapeuta. Se as luxações sucederem, será necessária uma correção cirúrgica.

  • mundosemdor

    Prezada Jaqueline,
    Se a opção de seu cirurgião foi conservadora, não cirúrgica,ele deve estar muito seguro em relação a esta escolha.
    Portanto, não deixe de conversar com ele sobre seus temores. Esclarecendo suas dúvidas, tudo melhora.

  • mundosemdor

    Talita,
    não tenho como opinar sem avaliá-la.
    Observe também o seu momento pessoal e perceba se não há questões psicosomáticas que estejam impactando nos sintomas.

  • mundosemdor

    Prezada Neusa,
    não me sinto apto a sugerir alternativas sem examiná-la. Sugiro que busque essas alternativas com seu médico assistente.

  • mundosemdor

    Prezada Maria Leticia,
    de fato não posso lhe ajudar sem fazer um exame físico mais detalhado. Procure um médico para que possa avaliar outras partes além do coração.

  • mundosemdor

    Lilian, precisa ser examinada para que seja indicada uma conduta. Pode ser que seja apenas um torcicolo.
    Muitas vezes, o exame físico responde tudo, não precisando de um exame complementar sofisticado.

  • mundosemdor

    Sugiro o bloqueio anestésico das facetas cervicais para confirmar o diagnóstico. Se houver melhora e após alguns dias a dor retornar, indico rizotomia percutânea por radiofrequência.

  • mundosemdor

    Prezado Leonardo,
    A síndrome do chicote é uma dor de cabeça geralmente oriunda de um acidente de automóvel onde tenha ocorrido uma colisão em sua grande maioria pela traseira. Mas pode ocorrer devido a um trauma em piscina ao mergulhar de cabeça. Os sintomas são de cefaleia que chega até a região periorbitária (ao redor dos olhos).
    Bloqueio das facetas articulares cervicais com boa resposta, sugerem a aplicação de radiofrequência térmica dos ramos médios cervicais(evidência 2C+).

  • mundosemdor

    Que bom que as informações foram esclarecedoras para você, Aparecida.

  • mundosemdor

    Gilmar, pode ser estalido de frouxidão ligamentar. Mas se não lhe causa dor, siga adiante.

  • mundosemdor

    Janaína, será que seria um espasmo muscular?

  • mundosemdor

    Joana,
    Para somar a um problema pré existente, você pode estar com Síndrome do Chicote. Procure
    um médico de dor ou neurologista para lhe ajudar.

  • mundosemdor

    Prezada Ana,
    A dor de cabeça é depois da dor de coluna a maior queixa dos consultórios médicos. Portanto, é algo que os médicos devem estar preparados a tratar, não somente os super especializados. Você deve passar em consulta com o médico que estiver ao seu alcance e discutir claramente suas dúvidas. Somente através de um exame físico completo pode-se concluir o que você sente. Medicamentos profiláticos podem estar indicados para que não tenha dores tão frequentes.

  • mundosemdor

    Rosana, o caso de seu filho deve ser discutido inicialmente em um consultório pediátrico. Se o pediatra achar necessário a avaliação de um especialista, ele irá solicitar.

  • mundosemdor

    Prezado Matheus, ao contrario do que colocou, a posição da coluna cervical não deve ser reta e sim uma lordose. A retificação facilita a formação de hernia de disco cervical.
    Fique tranquilo, traumas em crianças é super normal. Não crie fantasmas em sua cabeça. Mas, uma consulta com seu medico de confiança pode lhe passar mais tranquilidade.

  • mundosemdor

    Prezado Maicon, um dos diagnósticos diferenciais é lesão do chicote ou Whisplash Syndrome no jargão inglês. Mas, é apenas uma possibilidade. O exame físico, juntamente com história e algum bloqueio diagnóstico podem ajudar a esclarecer o caso.

  • Maicon

    Olá DR.,Sou o MAICON, ha 1 ano e 4 meses,no trabalho eu estava agachado limpando uma máquina e ao me levantar,bati fortemente a cabeça no painél da msma,desde esse dia,sofro com dores na cabeça, nuca,ouvido,ombros,na costa,tonturas e fraqueza nas pernas,fiz vários exames:tomografia da cabeça,e ressonancia da cabeça e cervical,os exames nao constaram nada,fiz exame de labirintite também,e constou q meu ouvido está irritado.e também estou fazendo tratamento odontológico,e deu alteraçao na ATM,fiz tratamento usando,aparelho móvel,fico 24 horas com esse aparelho,mas até agora nao resolveu nada….,Gostaria mto se pudesse me ajudar!! ,estou desesperado,se poder dar alguma orientaçao sobre isso,ficaria muito grato!! ,nao consigo trabalhar de tanta tontura,e dores,estou afastado,minha vida mudou completamente,até agora nao consegui um diagnóstico efetivo sobre isso!!,os médicos desconhecem a causa,um médico fica mandando para outro,e ninguém resolve nada,conto com sua ajuda para um esclarecimento,desde já muito obrigado!!. DEUS o abençoe!!!!
    LIMEIRA-SP

  • mundosemdor

    Luciano, nada substitui o exame clínico. Sugeriria fazer exames complementares como a ressonância nuclear magnética. Não havendo problemas, pode ser algo de músculos ou ligamentos que estejam lhe causando dor.

  • Luciano Di Natale

    Boa tarde!
    Sou Luciano e ha dois meses e meio cai da cadeira batendo o quadril no chão e a nuca no assento da cadeira. A dor no inicio era suportável e, há 10 dias, começou a se tornar terrível. Os RX não indicaram alguma ruptura de coluna, esou tomando remedios antispasmódicos e relaxantes musculares. A dor não passa. No começo fizemos massegens fisioterapéuticas e a dor aliviava. Estou com colete mas não adianta. O neurologista me sugeriu de ficar internado, tomar analgésicos e fazer fisio. Ainda não saiu o laudo da ressonância, mas pela leitura do diquete, parece ser tudo normal. Me ajude! Luciano.

  • mundosemdor

    Espero que já tenha resolvido seu problema Bell. A primeira coisa a se fazer é descartar um hematoma subdural, necessitando fazer uma tomografia de crânio ou ressonância. Trata-se de uma urgência medica . Não havendo esse problema a propedêutica deve seguir.

  • Gilmar Cesario

    Muito Obrigado !!

    Subject: Re: New comment posted on Efeito chicote

  • mundosemdor

    Prezado Gilmar,
    Difícil esse caso. Observe ao longo do tempo o que vai se passar. Da nossa parte, ajudamos quando há dor, o que não é o caso. Acho interessante essa avaliação com o gastroenterologista também.
    Att
    Charles Oliveira

  • mundosemdor

    Acidentes de carro podem gerar um problema conhecido por síndrome do chicote. Essa queixas podem surgir até dois anos após a colisão. Procedimentos intervencionistas na região cervical e/ou occipital podem ser necessários em seu processo de reabilitação.

  • mundosemdor

    Francys, pode ser que tenha ocorrido uma compressão dos nervos occipitais e com isso a dor que irradia até os olhos. Sobre a dor do braço o mesmo pode ter ocorrido com os músculos escalenos e comprimido o plexo braquial. São suposições. Procure um médico especialista em dor.

  • Francys dutra

    eu estava malhando peito no supino inclinado, e de repente eu senti uma dor muito forte na cabeça dos lado esquerdo, e no outro dia me deu torcicolo, de primeira achei que fosse um aneurisma, fiz ressonância, e não deu nada. Mas ja vem 2 meses que ainda sinto a dor, mas não tão constante, fica na nuca e vai até atras do olho esquerdo, tem hora que acho que vou morrer. fico louco com isso. não sei mais o que fazer. me da tonteira, formigamento na mão tem horas, que tipo de medico devo procurar. pois ja fui  a neurologista e ele me disse que nao tenho nada. e ainda sinto esta dor.

  • Joserobertsantos

    Boa tarde> Também estou com esses sintomas ou seja: há uma semana fi um movimento brusco com o pescoço. Achei que os sintomas iriam melhorar em alguns dias, no entanto a dor aumentou mais ainda e hoje após sete dias, fui ao médico sendo que ele me receitou um antiinflamatorio controlado, e um analgesico. Nessa primeira noite não consegui apoiar minha cabeça em nada, ou seja cochilei sentado na cama. Sinto melhoras apenas quando deixou a agua quente do chuveiro cair cobre a nuca. Estou com movimentodo pescoço limitado para cima, e para os lados. Observei que a dor se localiza principalmente acima da nuca e pouco para o lado, pouquinho abaixo do osso do crânio. Espero que eu melhore de hoje para amnahão se não retornarei ao ortopedista. José Roberto- Minas Gerais

  • Katia19722008

    bom dia 
    estou sentindo uma dor que pra mim é estranha dor no pescoço ombro e uma dificudade de emgolir alimentos solidos dá uma pressão forte que doi muito o que será?

  • Simone

    estou com um grande problema sinto dores na coluna cervical, e falta de equilibrio,  dores no osso do naris o que pode ser?

  • Tricktrick19

    meu filho se acidentou de moto esta no hospital ñ move os braço por motivo que quebrou,mais as pernas mexe mais os médicos fala que e espasmo também o medico disse que e efeito chicote que deu no pescoço dele o que vai acontecer na verdade ele vai voltar a caminhar; tem tratamento para isso.