BLOG

dr_charles_oliveira_dor_na_perna_hernia_de_disco

DOUTOR, DE ONDE VEM ESSA DOR NA PERNA?

Este foi um caso que atendi esses dias.

Homem de 32 anos, com dor na perna direita há 2 anos. Neste período já procurou diversos profissionais da saúde: médicos ortopedistas, neurologistas, psiquiatra, psicólogo e fisioterapeutas.

Tinha uma questão: de onde vem a minha dor na perna?

Exame físico muito pouco esclarecedor. Dor contínua que não acentua com movimentos mas piora com stress. Dor à compressão sobre a região da sacroilíaca. Nos exames de imagens, chama a atenção uma pequena hérnia L5-S1.

Minhas hipóteses: dor de sacroilíaca? Dor radicular devido a hérnia de disco?

Minha conduta foi realizar bloqueios diagnósticos. Confira no final do post as imagens feitas durante o procedimento.

O primeiro bloqueio foi na articulação sacroilíaca que não resultou em melhora alguma. Portanto, descartado esta possibilidade.

O segundo bloqueio foi bastante seletivo, com um volume muito pequeno de anestésico local nas raízes L5 e S1 do lado direito. Houve uma melhora de 75% na intensidade da dor.

O terceiro procedimento foi um epidurograma onde se injeta no espaço peridural uma tinta (contraste não iônico) que desenha as raízes nervosas que trafegam pelo espaço peridural. Podemos perceber uma falha de enchimento novamente nas raízes L5 e S1 à direita.

Ao final destes testes, pude responder à pergunta do paciente: a dor tem origem nas raízes L5 e S1 à direita, devido a uma hérnia de disco local, que gerou uma inflamação local com formação de fibrose nestas raízes.

Com diagnóstico estabelecido, as possibilidades de tratamento aparecem.

Boa semana!

 

 

JÁ VIU?