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DOR NA COLUNA RELACIONADA COM O TRABALHO

Parabéns trabalhadores! Descanso merecido!

O trabalhador, envolvido em um trabalho repetitivo, seja manual, esportivo, ou no escritório, costuma estar entre os que mais se queixam de dores na coluna. Hoje nosso tema continua com foco na dor de coluna, como na semana passada, no entanto, com algumas orientações para os que enfrentam trabalhos repetitivos todos os dias, incluindo profissionais médicos!

Utilizaremos como exemplo de dias de trabalho perdidos por dor na coluna, o exemplo do Reino Unido, onde, em 2008/09, cerca de 9.3 milhões de dias de trabalho foram perdidos devido a dor na coluna relacionada com o trabalho e outras condições musculoesqueléticas.

“Fiquei de cama com dor na coluna”

Muitas pessoas que tem dor na coluna relacionada com o trabalho ficam tentados a ficar deitado até a dor passar, mas, em geral, isto não ajuda e pode até agravar a situação, pois, quanto mais tempo ficar sem se mexer, mais fracos se tornam os músculos e mais vão doer ao longo prazo.

Aliado ao analgésico ou relaxante muscular, a melhor maneira de lidar com a dor e ajudar na recuperação da sua mobilidade é manter as suas atividades diárias, e tentar retornar ao trabalho o mais rápido possível.

Exercícios que fortalecem as pernas, costas e abdômen ajudam a manter a coluna saudável.

Obs.: aqui estamos falando mais especificamente de dores causadas por má-postura, estresse, desgaste das articulações, músculos estirados resultantes do trabalho, e não de dor crônica ou doenças da coluna. No caso destes, existem tratamentos mais avançados no degrau de tratamentos indicados após consulta médica.

Ginástica laboral por conta própria

Se o seu local de trabalho não oferece a ginástica laboral, procure, em intervalos ao longo do dia, fazer alongamentos, levantar-se, andar…enfim,  levar sangue, e consequentemente oxigênio, para todas as partes do corpo. O corpo e o cérebro agradecerão!

Beber água

E para lubrificar as articulações e manter os músculos viçosos, tomar em abundância aquele presente da Mãe Natureza – a água. Ao longo do dia a somatória é mais saúde. Só de levantar e ir tomar um copo d’água, ao invés de bebericar da sua garrafinha, já significa uma pequena quebra no trabalho, seja ele sentado, em pé ou carregando alguma coisa.

Postura saudável no trabalho

A postura é um elemento-chave na prevenção das dores de coluna. Tente variar a postura e não ficar na mesma posição por horas a fio. Lembre-se disso na hora do sentar ao computador, ficar em pé, levantar pesos (até em casa na hora de ver TV, sentar e deitar) ou treinar, no caso do atleta. Leia sobre Postura no computador

Exercício físico
E voltamos sempre ao exercício físico. Exercite-regularmente e tente manter o peso ideal. Nossos ancestrais se mantinham em forma caçando, pescando, plantando, preparando seus próprios alimentos. Como nossa sociedade evoluiu e não temos de fazer estas variadas atividades mais para nossa sobrevivência, acabamos em uma nova rotina: no campo, utilizar máquinas ou ferramentas o dia todo; na cidade, ir para o escritório.

E a hora de fazer o exercício físico para trabalhar todos os músculos, esticar, alongar, respirar, descansar nossa mente, de uma maneira natural…ficou sendo uma opção, um estilo de vida a ser readotado.

A todos uma ótima semana!

E não se esqueçam! Escrevam, comentem, participem!

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