BLOG

mundo_sem_dor_imagem_gabriel_jesus_tratamento_game_ready

Conheça a tecnologia da Nasa usada no tratamento do Gabriel Jesus

Sistema hi-tech já usado por Neymar e Messi combina terapia com gelo e compressão intermitente

Na semana passada, após a lesão do Gabriel Jesus, jogador da seleção brasileira e do Manchester City, não saiu dos noticiários as referências ao sistema de terapia fria, Game Ready® sendo usado no tratamento do atleta. Mas, o que faz? Como funciona?

A ação simultânea do aparelho em manter uma temperatura baixa nos tecidos profundos e uma compressão ativa intermitente ajuda a diminuir o inchaço (acúmulo de fluídos – edema), a melhorar o fluxo sanguíneo na região e a reduzir a dor.

Quanto menos dor, menor o consumo de analgésicos e quanto mais sangue e oxigênio chegando na área/estrutura lesionada, mais rápida a regeneração.

Por quê os jornais estão chamando de “tecnologia da Nasa”?

O primeiro uso desta tecnologia foi nas roupas dos astronautas!

astronauta trabalhando no espaço

Fonte imagem: spinoff.nasa.gov

Trabalhando para a Nasa, o engenheiro Bill Elkins, desenvolveu um sistema de resfriamento nas roupas dos astronautas para protegê-los das temperaturas extremas na Lua e manter a temperatura dos seus corpos em nível sustentável. Em 1998, resolve transferir esta tecnologia para a área da medicina esportiva e se junta a médicos e treinadores esportivos para desenvolver produtos terapêuticos esportivos. Em 2002, lança o Game Ready Accelerated Recovery System.®

Como funciona o sistema

Enche-se o aparelho de controle com água e gelo. A água resfriada circula dentro do envoltório (wrap) durante o tratamento. O  wrap, feito de material flexível, envolve a parte do corpo que sofreu o trauma, adaptando-se aos contornos daquela parte do corpo. Isto permite um contato maior do wrap com a pele e o resfriamento de uma área maior do que um enfaixamento compressivo normal, por exemplo. A compressão acontece quando a câmara de ar é enchida e ocorre em ciclos.

O sistema consiste de: controle com microprocessadores e envoltório ergonômico flexível (wrap). O controle, alimentado por bateria, bombeia e faz circular água resfriada e ar em câmaras dentro do wrap. A câmara de água permite manter a temperatura baixa e a do ar, regular os níveis de compressão.

Uso no tratamento da lesão ligamentar do Gabriel Jesus

Desde que lesionou seu ligamento colateral medial (LCM), Gabriel vem fazendo uso do wrap Game Ready® para acelerar sua recuperação. Em lesões agudas músculo-esqueléticos como a do jogador, uma pedra angular dos tratamentos fisioterápicos é a crioterapia (gelo),  além da compressão, repouso e elevação.

Vantagens da crioterapia e compressão intermitente simultânea

Para explicar os benefícios terapêuticos desta combinação crioterapia/compressão intermitente do GR, convidamos Lucas Morais, fisioterapeuta e especialista em Ortopedia pela EEFFTO/UFMG e membro da equipe da Clínica Humanus, que disse:

“A crioterapia ativa intermitente elimina o calor do local da lesão para uma redução mais eficiente da temperatura enquanto a compressão mecânica otimiza a fisiologia circulatória e de contração muscular; o aparelho imita as contrações musculares naturais –“bombeia” o acúmulo de fluído, o edema, afastando-o da região acometida, o que otimiza a drenagem linfática.”

Veja um comparativo com outras terapias frias:

fonte imagem: gameready.com

Sobre a compressão ativa, disse o especialista, “aumenta o fluxo sanguíneo e o aporte de oxigênio à região e com isso, estimula o reparo dos tecidos e acelera o processo regenerativo.”

O tratamento é bastante útil na recuperação de atletas profissionais e olímpicos após lesões músculo-esqueléticas agudas e sub-agudas, que precisam retornar rapidamente aos seus treinos, mas também beneficia pacientes no pós-operatório e pessoas acometidas de desordens neurológicas, como a esclerose múltipla. Nasa contribuindo para a saúde.

Gostou do que leu? Compartilhe o link. Obrigado e boa semana!

Fontes:

www.gameready.com/wraps
https://spinoff.nasa.gov/Spinoff2004/hm_1.html
http://www.dailymail.co.uk/sport/football/article-5240707/Man-City-ace-Gabriel-Jesus-labels-crutches-loves.html

SUGERIMOS...