BLOG

dr_charles_oliveira_CIPS_WIP_WAPMU_Miami

CIPS, fruto de um ano de trabalho

Conclui o ano de 2015 com meu maior objetivo profissional atingido: conquistar a certificação internacional em procedimentos guiados por ultrassom para o tratamento de dor. O CIPS (Certified Interventional Pain Sonologist) é uma titulação nova cuja responsabilidade na organização do exame é dividida entre o World Institute of Pain (WIP) e World Academy of Pain Medicine Ultrasonography (WAPMU).

dr_charles_oliveira_CIPS_WIP_WAPMU_Miami

Em 05 de dezembro em Miami, no Miami Anatomical Research Center (MARC), prestei o exame composto por 100 questões de múltipla escolha, realização de três procedimentos demonstrativos e discussão de dois casos clínicos. Em 27 de dezembro recebi a grata resposta da aprovação.

Agora já somos dois brasileiros com esta certificação. O primeiro certificado foi meu amigo Thiago Nouer, aprovado em exame realizado na linda cidade de Maastricht, Holanda, em julho de 2015.

dr charles oliveira e dr thiago nouer

Drs. Thiago Nouer e Dr. Charles Oliveira, primeiros médicos brasileiros a receber o CIPS, certificação no uso de ultrassonografia para guiar procedimentos de dor, pelo WIP-WAPMU.

Na verdade, esse resultado foi fruto de um ano de trabalho. Em 2015 estive em Atlanta duas vezes, Miami duas vezes, Nashville, Budapeste e Pretória, em workshops relacionados ao ultrassom no manejo da dor.

Agora, posso ornamentar a parede de meu consultório com esses dois títulos: FIPP (bloqueios guiados predominantemente por raio-X) e CIPS.

Ainda não defini minha meta profissional para 2016. Mas certamente o ultrassom estará nos planos. E você, já definiu sua meta para este ano?

LINKS INTERESSANTES

Website WIP de exames FIPP e CIPS

Informativo Exame CIPS

Website WIP

Homepage WAPMU

 

JÁ VIU?