BLOG

mundo_sem_dor_bale_funcional_na_gravidez

BALÉ FUNCIONAL NA GRAVIDEZ: DANCE COM CORPO E ALMA!

A professora dançou e deu aula até uma semana antes de ganhar nenê…

Em um bate-papo com Dr. Charles, quem conta sua história de balé na gravidez é a fisioterapeuta Naia Machado, também professora de balé funcional e Pilates.

Limitações físicas por causa da gravidez?

No vídeo do bate-papo, a Profa. Naia fala sobre os benefícios do balé funcional na preparação das gestantes para o parto e conta a experiência do seu próprio parto (sem anestesia!). A música, os movimentos, todos contribuem para o bem-estar do corpo e da alma, de mamãe e bebê.

Postura errada, mobilidade e flexibilidade reduzida?

A profissional explica como esta modalidade de exercícios pode ajudar não somente grávidas, como também pessoas no geral, na prevenção e tratamento de lesões comuns, como as de coluna e de joelho.

Depois do vídeo, algumas perguntas comuns e suas respostas.

E você? Já praticou balé funcional? Queremos ouvir sua história!
Conte-nos na seção de comentários no final do post.

Confira o vídeo!

Perguntas comuns

1. Como o balé ajuda na manutenção da forma física?

O balé é uma ótima maneira de ficar em forma, alongar e tonificar os músculos. Como toda dança, suas técnicas requerem controle intenso, conseguido pelo fortalecimento do core, e da estabilidade da coluna e da pelve. Quando feita com música mais rápida, se torna um exercício aeróbico, quando feito com música mais lenta, se torna relaxante e reflexivo.

2. O que é balé funcional?

É um treino que alia as técnicas do balé clássico aos fundamentos do Pilates, com exercícios voltados para melhorar sua aeróbica, postura, mobilidade e flexibilidade.

3. Quem pode praticar?

Qualquer pessoa, mesmo quem nunca fez balé; na primeira ou segunda aula já consegue aprender os exercícios.

4. É seguro fazer balé funcional durante a gravidez?

Pode praticar o balé funcional tranquilamente durante o período da gestação, pois os movimentos são adaptados ao longo da gravidez, acompanhando as mudanças corporais que ocorrem no corpo da gestante. É indicado o uso da barra técnica para exercícios que requerem equilíbrio. Importante: ter o aval do seu médico antes de iniciar o balé funcional.

5. Como ajuda no parto?

Prepara a mãe nos aspectos físicos, emocionais e mentais.

6. Quais são as lesões comuns? Como o balé funcional pode ajudar?

Devido ao sobrepeso e falta de atividade física, são comuns as lesões da coluna lombar, distensões do quadril, problemas de joelho, síndrome do impacto no quadril, perda de estabilidade e mobilidade.

O balé funcional promove o bom condicionamento físico, a estabilidade da coluna e pelve, e reduz a queixa da dor lombar nas gestantes. Tonifica, define, aumenta a flexibilidade, relaxa e conduz à reflexão.

SUGERIMOS...